ASSINE
search button

Conceituadas companhias de teatro do país estarão em mostra inédita, realizada pelo Sesc

Mostra Sesc Cena Sul é gratuita e reunirá grupos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro

Compartilhar

Maior evento de Artes Cênicas do interior do Rio, a Mostra Sesc Cena Sul estreia no próximo dia 3/12 (quinta-feira) e acontecerá nos municípios de Três Rios e Paraíba do Sul. A expectativa é que mais de 4 mil pessoas participem da programação (espetáculos, cursos e oficinas), que terá a encenação de nove espetáculos assinados por renomadas companhias de artes cênicas do país, como a Companhia do Tijolo, Cia Falácia, Lume Teatro, Cia Rústica, Teatro Inominável, entre outras. Entre as peças, destaque para as montagens de “Acorda amor”, “O fantástico circo de um homem só”, “Amor confesso”, “As aventuras do Fusca a vela” e “La Scarpetta”. A Mostra, realizada pelo Sesc Rio, busca aproximar o teatro da população, estimular a capacidade de análise e reflexão das cenas teatrais, além de fomentar o intercâmbio entre grupos. A entrada é franca e a retirada dos ingressos deve ser feita com antecedência, preferencialmente, no dia anterior de cada atividade.

A abertura da série de espetáculos ocorre no dia 3/12 (quinta-feira), às 20h, na Praça São Sebastião, em Três Rios, com o espetáculo “Na esquina”, do grupo Coletivo na Esquina, também de São Paulo. Baseado numa performance com malabares, acrobacias, trapézio fixo, mastro chinês e música, o grupo traz ao público uma profunda renovação na forma de fazer circo no Brasil. Após longa experiência dos artistas nas escolas de circo europeias e das vivências de criação e aprimoramento no Brasil, o grupo criou este espetáculo contemporâneo, em que a dança, circo, música e teatro se transformam em um único corpo.

Uma prévia do evento como um todo acontece no dia 30/11, com a oficina “Montagem Abre-alas”. Durante seis dias, atores do grupo paulistano Lume Teatro se reúnem com alunos da região, artistas de grupos locais e de projetos sociais para uma troca de experiência única. O trabalho final desta atividade irá culminar em um grande cortejo pelas ruas da cidade. A programação inclui também outras oficinas (ver abaixo).

A programação conta com mais dez espetáculos e reúne grupos teatrais de diversos estados brasileiros, como: Cia Falácia, Cia 4 Manos (este com a participação da uruguaia Florencia Santángelo) e Teatro Inominável, do Rio de Janeiro (RJ); Cia do Tijolo e Lume Teatro, de São Paulo (SP); Xama Teatro, do Maranhão (MA); UEBA, do Rio Grande do Sul (RS); e Cia Rústica, com integrantes de São Paulo e Rio Grande do Sul (SP/RS).

"A programação da Mostra Sesc Cena Sul  apresenta um panorama diversificado da produção teatral  brasileira, propiciando  trânsitos e trocas de ideias , entre artistas e público. Uma oportunidade de oferecermos ao público uma mostra de qualidade que faz da experiência cultural uma vivência de interação e aprendizagem. Portanto, é com alegria que convidamos a todos a participar", afirma Christine Braga, técnica de Cultura do Sesc Rio.

Referências na formação de artistas no interior, as cidades do Centro-Sul fluminense possuem grupos com trabalhos sólidos e reconhecidos no cenário nacional como a Cia Cortejo e Nós da Rua. Além disso, em Três Rios surgiu o grupo amador mais antigo do Brasil, o GATVC - Grupo de Amadores Teatrais Viriato Corrêa. Neste sentido, o Sesc Rio sempre teve papel fundamental no processo de formação e consolidação das artes cênicas no interior, desde o trabalho desenvolvido pelo Grupo TESE - Teatro Experimental do Sesc, entre os anos de 1974 e 1999, bem como com os diversos cursos ou oficinas, estabelecendo vínculos diretos com entidades, realizadores, produtores, eventos e artistas locais.

Para conhecer melhor a Mostra e garantir presença nas principais atividades do projeto, basta acessar o site do Sesc Rio (www.sescrio.org.br) ou entrar em contato com a unidade do Sesc Três Rios pelo telefone (24) 2252-6454.

Roteiro dos espetáculos:

“Na esquina”, com o grupo Coletivo na Esquina, de São Paulo (abertura do evento)

Baseada na utilização de malabares, acrobacias, trapézio fixo, mastro chinês e música, a performance traz uma profunda renovação na forma de fazer circo no Brasil.

Dia: 3/12 (quinta-feira), às 20h.

Local: Praça São Sebastião - Três Rios 

Classificação: Livre

Direção: Maurício Leonard e Rogério Sette Câmara

Elenco: Clarice Panadés, Diogo Dolabella, Liz Braga, Pauline Hachette, Pedro Guerra, Phillipe Ribeiro, Roberta Mesquita e Pedro Sartori.

“Amor Confesso”, com o grupo Cia Falácia (RJ)

Amor Confesso busca popularizar a obra de Arthur Azevedo, apresentando ao pblico o contista, mostrando a faceta menos conhecida do autor teatral de “Amor por Anexins” e “A Capital Federal” e do grande criador da tradição das Revistas de Ano. 

Dia: 4/12 (sexta-feira), às 20h.

Local: Sesc Três Rios (quadra) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Classificação: 12 anos

Direção: Inez Viana

Elenco: Cláudia Ventura e Alexandre Dantas

“A Carroca é Nossa”, com o grupo Xama Teatro (MA)

O espetáculo segue com Pedocam que se vê cantando, tocando sanfona e sendo feliz a bordo de uma carroça puxada por um burro. Quando acorda, ele encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la e, por isso, resolve ir à sua procura. Em sua busca, encontra Toinha, que sonha em encontrar um amor verdadeiro; Joaninha, que quer proteção e Cecé, cujo desejo é ter uma família. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma. 

Dia: 4/12 (sexta-feira), às 10h.

Local: Praça da Autonomia – Três Rios

Classificação: Livre

Dia: 5/12 (sábado), às 10h.

Local: Praça Garcia - Paraíba do Sul

Classificação: Livre

Elenco: Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Lauande Aires e Cris Campos.

“Acorda Amor”, com o grupo Cia 4 Manos (RJ)

É um monólogo baseado no conto clássico “A bela adormecida”, porém a encenação se constrói à margem da história. Mais do que o tradicional argumento, o grupo escolhe contar o encantamento de um grande amor, a dor de uma despedida, a euforia de uma comemoração, uma saudade que dura para sempre.

Dia: 5/12 (sábado), às 17h.

Local: Sesc Três Rios (Sala de dança) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Classificação: 12 anos

Direção: Marcos Camelo

Elenco: Florencia Santángelo

“Concerto De Ispinho E Fulô”, com o grupo Cia do Tijolo (SP)

A “Rádio Caldeirão, conexão São Paulo/Assaré”, inicia sua homenagem ao poeta Patativa do Assaré e a comunidade Sítio Caldeirão de Santa Cruz dos Desertos. No centro do palco, o poeta Patativa nasce dos escombros do Sítio Caldeirão. Uma companhia de teatro vinda de São Paulo faz uma viagem no tempo e chega ao Cariri, com o objetivo de entrevistar Antonio Gonçalves da Silva, o Poeta.O que seria uma entrevista costumeira se transforma em um grande passeio, um verdadeiro encontro entre seres humanos e entre dois mundos tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes: São Paulo-Assaré.

Dia: 5/12(sábado), às 20h.

Local: Sesc Três Rios (quadra) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Classificação: 14 anos

Direção: Rogério Tarifa

Elenco: Dinho Lima Flor, Fabiana Vasconcelos Barbosa, Karen Menatti, Rodrigo Mercadante e Thais Pimpão.

“As aventuras do fusca a vela”, com o grupo UEBA (RS)

A inusitada montagem do Grupo UEBA se passa em torno de um ferro velho, onde dois personagens se encontram em uma situação singular, confundindo realidade com fantasia. O espetáculo, assim como o livro, pode ser definido como “uma extraordinária metáfora da condição humana”, pois aborda as obsessões de cada um, o quanto comportamentos extremistas interferem na vida das pessoas. A peça é leve, divertida e ao mesmo tempo com forte carga dramática, explorando as nuances destes sentimentos.

Dia: 5/12 (sábado), às 10h.

Local: Praça da Autonomia – Três Rios

Classificação: Livre

Dia: 6/12 (domingo), às 10h.

Local: Praça Joaquim Moraes Vizeu s/nº - Werneck (Paraíba do Sul)

Classificação: Livre

Dramaturgo: Márcio Silveira

Elenco: Jonas Piccoli, Aline Zilli, Bruno Zilli, Rodrigo Guidini

“La Scarpetta”, com o grupo Lume Teatro (SP)

Em La Scarpetta, o palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau pra toda a obra”, apresenta o seu Spettacolo Artístico, com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Dirigido por Nani Colombaioni, o espetáculo fala também do próprio palhaço, que trabalhando com fracassos, transforma seus erros em espetáculos.

Dia: 6/12 (domingo), às 10h.

Local: Praça da Autonomia - Três Rios

Classificação: Livre

Direção: Nani Colombaioni

“O Narrador”, com o grupo Teatro Inominável (RJ)

Lembranças, poemas, cartas e troca de e-mails compõem “O Narrador”. A partir do texto homônimo de Walter Benjamin (1892-1940), Diogo Liberano compartilha vivências próprias ligadas à morte de parentes e amigos. Companhia nascida em 2008, no Rio de Janeiro, pelo encontro dos artistas Adassa Martins, Caroline Helena, Diogo Liberano, Flávia Naves e Natássia Vello, “O Narrador” soma-se as outras criações do grupo: os espetáculos “Não Dois”, “Vazio é o que não falta, Miranda”, “Como Cavalgar um Dragão”, “Sinfonia Sonho” e “Concreto Armado”.

Dia: 6/12 (domingo), às 18h.

Local: Sesc Três Rios (sala de dança) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Classificação: 16 anos

Dramaturgia e Performance: Diogo Liberano

“O fantástico circo de um homem só”, com o grupo Cia Rústica (RS/SP)

Escrito em parceria entre o ator e a diretora Patrícia Fagundes, a dramaturgia inspira-se na estrutura polifônica do espetáculo circense, combinando o universal com o pessoal, a partir de referências do circo e memórias compartilhadas do ator. Desde 2011, a montagem circula por várias regiões do país.

Dia: 6/12 (domingo), às 20h.

Local: Sesc Três Rios (quadra) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Classificação: 14 anos

Direção: Patricia Fagundes

Elenco: Heinz Limaverde

Oficinas e cursos:

Montagem Abre-Alas, com grupo LUME Teatro (SP)

Dia: de 30/11(segunda-feira) a 4/12 (sexta-feira), das 18h às 22h.

Local: Praça Garcia - Paraíba do Sul

Encerramento: dia 5/12 (sábado) - a partir das 9h

Inscrições e informações a partir do dia 23/11 (segunda-feira) na Fundação Cultural de Paraíba do Sul, das 12h às 18h.

Tel.: (24) 2263-1306

Nmero de vagas: 80

Classificação: 14 anos

Oficina de Dramaturgia “A Morte do Autor”, com grupo Teatro Inominável (RJ)

Dia: 4/12 a 6/12 (de sexta-feira a domingo) - das 14h às 17h

Local: Sesc Três Rios (Sala Multiuso 2) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Informações e inscrições no Sesc pelos telefones (24) 2252-7959 ou (24) 2252-6454, a partir do dia 25/11 (quarta-feira), das 9h às 18h.

Nmero de vagas: 20

Classificação: 14 anos

“A reinvenção da realidade – processo de criação baseado em integração de linguagens”, com grupo Cia do Tijolo (SP)

Dia: 3/12 (quinta-feira) e 4/12(sexta-feira) – das 14h às 17h

Local: Sesc Três Rios (sala de dança) - Rua Nelson Viana, 327 - Centro.

Informações e inscrições no Sesc pelos telefones (24) 2252-7959 ou (24) 2252-6454, a partir do dia 25/11 (quarta-feira), das 9h às 18h.

Nmero de vagas: 30

Classificação: 14 anos

SERVIÇO:

Mostra Sesc Cena Sul 2015

De 30/11 (segunda-feira) a 6/12 (domingo)

Locais: Três Rios (Sesc Três Rios, Praça São Sebastião e Praça da Autonomia) e Paraíba do Sul (Fundação Cultural, Theatro Mariano Aranha, Praça Garcia e Praça José da Mota Vizeu).

Tel.: (24) 2252-6454 – Sesc Três Rios

Apresentações de grupos teatrais, espetáculos e oficinas gratuitas.

Programação pode ser conferida no site www.sescrio.org.br