ASSINE
search button

Sarau do Escritório comemora dois anos com festival poético na Lapa

Evento marca o lançamento do Mapeamento dos saraus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Compartilhar

No próximo sábado (21), das 11h às 23h, a poesia vai tomar conta da Lapa com o festival Baile de Gala do Sarau do Escritório, o maior evento de experimentação artística realizado na cidade nos últimos anos.

Serão mais de 200 atrações ao longo de 12 horas, divididas em quatro palcos localizados na Praça João Pessoa, na esquina das ruas Mem de Sá com Gomes Freire.

O projeto idealizado pelo Coletivo Peneira, e realizado pela Mufa Produções, faz parte das comemorações de dois anos do Sarau do Escritório, e conta ainda com o lançamento de um mapeamento de saraus, que identificou mais de 130, em toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Além da poesia, que dá o tom da festa, a programação será recheada com apresentações musicais, exibições de filmes, circo, performance, intervenção, teatro, instalações, exposições, libertação e lançamento de livros, debates, oficinas, bazar de roupas, editorial de moda, video mapping, e um circuito gastronômico de comidas artesanais produzidas por coletivos que vendem seus artigos em eventos de rua.  

A maratona começa às 11h, com a performance poético-funcional "As águas vão rolar". O ato inspirado nos cantos de trabalho - tradição musical indígena mesclada com influências europeias e africanas - rediscute a questão da limpeza e ocupação dos espaços públicos, e terá a participação do projeto Baile da Ofélia, que vai levar flores, cirandas, sorrisos, cheiros e abraços ao público que será convidado a interagir com a ação.

Na sequência, às 14h, está previsto o lançamento do Mapeamento dos saraus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e o debate "Sarau: Lugar onde a metrópole se encontra", com Ricardo Chacal, do CEP 20.000 (Humaitá), Viviane Sales, do Poesia de Esquina (Cidade de Deus), Dudu de Morro Agudo, do Poetas Compulsivos (Nova Iguaçu), Nelson Neto, do Ameopoema (Centro) e Letícia Brito, do poetry slam Tagarela (itinerante). A mediação será de Lucia Helena Ramos, gestora do Ponto de Leitura Conta a Conto.  

- Iniciamos a pesquisa em dezembro de 2014, quando percebemos o crescimento vertiginoso de saraus no Rio, sobretudo após as Jornadas de Junho de 2013. A ideia é que com esse mapeamento possamos potencializar o movimento, gerar visibilidade para a criação de políticas públicas, e realizar um recorte do que está sendo produzido na metrópole do Rio - acrescenta Luiz Fernando Pinto, integrante da Mufa Produções.  

Ao longo do dia, também vão acontecer pílulas de palco aberto, onde qualquer um poderá se apresentar, bastando se inscrever na hora.

Cada um dos quatro palcos será denominado com os nomes de personalidades anônimas que compõem a memória afetiva da região Central do Rio de Janeiro. Palco Joãozinho Carioca (esquina do Bar da Cachaça), Palco Gordo do Trem (esquina da Choperia do Papai), Palco Pepeia (esquina da Drogaria Max) e Palco Elias (esquina do Caneco 70).

Mensalmente, o Sarau do Escritório homenageia uma figura folclórica que circula pelas ruas, mas que poucas pessoas sabem sua real história. O grupo apura a biografia do celebrado, e divulga através de intervenções plásticas - espalhadas em vários espaços da metrópole fluminense - e postagens na internet.

- A disputa de um imaginário da rua, em um espaço de efervescência cultural como a Lapa, é algo que não faz sentido sem que os protagonistas estejam envolvidos - comenta Alex Teixeira, um dos idealizadores do Sarau do Escritório.

Adotando um estilo de produção co-criativa, o Baile de Gala do Sarau do Escritório aposta numa curadoria compartilhada com outros 10 coletivos que atuam em diversas partes do Rio. Da Baixada Fluminense vem o Cineclube Buraco do Getúlio (Nova Iguaçu), o Centro Cultural Donana (Belford Roxo) e o Sarau Rua (Nilópolis). Da Zona Sul a Etnohaus (Botafogo) e a Maneh Produções (Chapéu Mangueira). Da Zona Oeste o Espaço Cultural Viaduto de Realengo (Realengo) e o Laencasa (Sulacap). Da Zona Norte o Faz na Praça (Tijuca), e do Centro, o Poliphonia (Lapa), e a Fábrica Nômade Sonora (Lapa).

- Todos trazem na bagagem suas referências em produção de guerrilha, com baixíssimo orçamento, e artistas das mais variadas linguagens, que em sua grande maioria não costumam se apresentar no eixo central - diz Rebeca Brandão, produtora do evento.

Todas as apresentações acontecem gratuitamente, e o financiamento da festa se dará através da contribuição dos espectadores no chapéu.

LANÇAMENTO DO MAPEAMENTO DOS SARAUS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Após um ano de uma pesquisa de diagnóstico desenvolvida pela Mufa Produções, por intermédio do Sarau do Escritório, será lançado no dia 21 de novembro, às 14h, durante o Baile de Gala do Sarau do Escritório, o Mapeamento dos saraus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A análise conta com mais de 130 saraus, um número superior ao estado de São Paulo, que tem uma tradição forte no cenário.

O projeto será disponibilizado no site do coletivo Mufa Produções (mufaproducoes.com), e terá um banco de dados com informações dos saraus existentes, um mapa com suas localizações e alguns infográficos com análises sobre as produções do movimento.

A ideia é dimensionar, quantificar, e estreitar os laços entre as ações de diversos saraus da metrópole do Rio de Janeiro, que tem como particularidade a combinação de linguagens.

O lançamento será acompanhado de um debate composto por realizadores de saraus do Rio, entre eles: Ricardo Chacal, do CEP 20.000 (Humaitá), Viviane Sales, do Poesia de Esquina (Cidade de Deus), Dudu de Morro Agudo, do Poetas Compulsivos (Nova Iguaçu), Nelson Neto, do Ameopoema (Centro) e Letícia Brito, do poetry slam Tagarela (itinerante). A mediação será de Lucia Helena Ramos, gestora do Ponto de Leitura Conta a Conto.  

SOBRE O SARAU DO ESCRITÓRIO

Desde 2010, integrantes de um grupo de teatro sem sede marcavam suas reuniões nas mesas do Bar da Cachaça, tradicional ponto de encontro de artistas e produtores no bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro. Das conversas no escritório, como o pequeno botequim é conhecido, viram pipocar movimentos como a Primavera Árabe, o 15M, e o Occupy Wall Street, que só estimulavam suas inquietudes.

Vindos de diferentes regiões como Nilópolis, Leblon, Tijuca, Olaria, Senador Camará, Vidigal, São João de Meriti e Glória, pulavam os muros de dois Cieps em Bangu para ensaiar, em meio a usuários de crack, e crianças que surgiam para acompanhar as encenações. Apresentavam espetáculos em praças da Favela Jardim Batan, e criavam metodologias na Cidade das Crianças, no Aterro do Flamengo. Entretanto, ainda faltava uma ocupação definitiva.

Logo após as Jornadas de Junho, decidiram que não poderiam mais viver da mesma forma, reclamando do poder público, do sistema, ou da ausência de espaços para trabalhar com arte, e resolveram arregaçar as mangas.

Surgia assim, em novembro de 2013, o Sarau do Escritório, um espaço de experimentação artística na Praça João Pessoa - a esquina do Bar da Cachaça -, que abre caminho para o encontro de atores e agentes culturais de vários territórios.

Em dois anos de atividades, o evento já recebeu mais de 800 artistas. Gente das artes visuais, da música, poesia, cinema, circo, teatro, intervenção e performance. De um chinês cantando folk em mandarim, a um músico de Recife que faz um som com influências latinas, passando por uma moradora do Centro portadora do Mal de Alzheimer, e que não recitava suas poesias em público há 50 anos. Tudo cabe no maior espaço de co-working artístico do Rio.  

O projeto idealizado pelo Coletivo Peneira, é realizado pela Mufa Produções, um coletivo de jovens artistas-produtores que trabalham com pouco ou nenhum recurso financeiro, investindo do próprio bolso, e apostando em lógicas co-produtivas para transformar seus sonhos em realidade.

SERVIÇO:

Baile de Gala do Sarau do Escritório - Um festival poético

Data: Sábado, 21 de novembro de 2015

Horário: Das 11h às 23h

Local: Praça João Pessoa, s/n° - Lapa/RJ

Palcos: Joãozinho Carioca (esquina do Bar da Cachaça), Gordo do Trem (esquina da Choperia do Papai), Pepeia (esquina da Drogaria Max) e Elias (esquina do Caneco 70)

Classificação indicativa: Livre

Informações: fb.com/saraudoescritorio

Evento: www.facebook.com/events/921215474601033   

Grátis

PROGRAMAÇÃO:

Palco Joãozinho Carioca (esquina do Bar da Cachaça)

Coletivo co-produtor: Maneh Produções

11:00 - Intervenção "As Águas Vão Rolar", com participação das Ofélias

14:00 - Lançamento do Mapeamento dos Saraus da Metrópole do Rio de Janeiro e debate "Sarau: Lugar onde a metrópole se encontra", com Ricardo Chacal (CEP 20.000), Viviane Sales (Poesia de Esquina), Dudu de Morro Agudo (Poetas Compulsivos), Nelson Neto (Ameopoema), Letícia Brito (Tagarela) e mediação da Lucia Helena Ramos (Ponto de Leitura Conta a Conto)

15:30 - Chacal (poesia)

15:35 - Letícia Brito (poesia)

15:40 - Nelson Neto (poesia)

15:45 - Viviane de Sales (poesia)

15:50 - Dani Santos (poesia)

15:55 - Santiago Perlingeiro (poesia)

16:00 - Marco Marjan (lançamento do livro "Acida Cidade")

16:05 - Marcelo do Patrocinio (performance)

16:15 - Cairo Trindade (poesia)

16:20 - Marcio Rufino (poesia)

16:25 - Nelio Fernando (poesia)

16:30 - Sarauzeiras Onírica (poesia)

16:40 - Dando de Antares (música)

16:55 - Felipe Bustamante (poesia)

17:00 - Banda João e Sessão de Aprumo (música)

17:15 - A Batida Que Seu Coração Pulou (música)

17:30 - Palco Aberto

17:40 - Balalaica (poesia)

17:50 - Eliza Moreno (poesia)

18:00 - Ludi Um (música)

18:15 - Lê Almeida (música)

18:30 - Pedro Gama (música)

18:45 - Lucas Norato (música)

19:00 - Fernando Holanda (música)

19:00 - Dalberto Gomes (performance)

19:15 - Bela Faria (poesia)

19:20 - Julio Brownie (poesia)

19:25 - Marcelo Moutinho (literatura)

19:30 - Paloma Della Veckia (poesia)

19:35 - Monique Nix (poesia)

19:40 - Marcia do Valle (performance)

19:55 - Mulambo Jazzagrario (música)

20:15 - Diego Miranda (poesia)

20:20 - DÕ MC (rap)

20:30 - Ph Lima (rap)

20:40 - Bola (rap)

20:50 - Flávio Paixão (rap)

21:00 - Vinicius Terra (rap)

21:20 - Janaina Costa (circo)

21:30 - Samba Nonsense (música)

21:50 - Henrique Santos (poesia)

21:55 - Lipe Limão (poesia)

22:00 - Cleber Santos (poesia)

22:05 - Laura Faleiros (circo)

22:20 - Marcelo Ceará (música)

22:35 - Joãozinho Carioca (música)

22:45 - Luana Muniz + homenagem a Rainha da Lapa

+

Marcio Fidelis (intervenção)

Davi Marcos (intervenção e projeção)

Outras Dimensões (livros artesanais)

Rio Invisível (exposição)

Tetsuo Takita (projeção)

Victor Coutinho e Larissa Amorim (exposição sobre os dois anos do Sarau do Escritorio)

Miguel Plaza (intervenção "Quem bate cartão, também faz poesia!")

Palco Gordo do Trem (esquina da Choperia do Papai)

Coletivos co-produtores Sarau Rua e Cineclube Buraco Do Getúlio

11:00 - Intervenção "As Águas Vão Rolar", com participação das Ofélias

14:00 - Oficina: "Palhaçaria e Melodrama", com Ana Luisa Cardoso

15:00 - Mestre Zelão do Berimbau (performance)

15:10 - Projeto Palhaçadaria (circo)

15:25 - Trupe MERDA (teatro)

15:35 - Crônicas do Trem (literatura)

15:40 - Marcelo Peregrino (contação de histórias)

15:55 - Palco Aberto

16:05 - Fabricio Fortes (música)

16:20 - Donan (rap)

16:35 - Palco Aberto

16:40 - Halisson Perfect (passinho)

16:50 - Banda Gente (música)

17:05 - Ana Salek (poesia)

17:10 - Caetano (poesia)

17:15 - Carlos Orpheu (poesia)

17:20 - Matheus Carvalho (poesia)

17:25 - Luana Pinheiro (poesia)

17:30 - Thiago Dias (poesia)

17:35 - Gabriel Ferrão (poesia)

17:40 - Palco Aberto

18:00 - Fabi Fulosinha (performance dança)

18:10 - Pedro Jardim (música)

18:25 - MC Patrão (música)

18:35 - Palco Aberto

19:00 - Átila Bezerra (performance)

19:10 - João Lelis (poesia)

19:15 - Veruska Delfino (poesia)

19:20 - Luiz Coelho Medina (poesia)

19:25 - Marcelo Peregrino (música)

19:40 - Pocket Show Poético Sarau Rua (poesia)

19:50 - Batalha de Slam

20:20 - Jonatham Urbano (rap)

20:30 - Lisa Castro (rap)

20:40 - Yassu Nogucchi (poesia)

20:45 - Gringo Carioca (poesia)

20:50 - Panga (música)

21:10 - Rodrigo De La Rocha (poesia)

21:15 - Palco Aberto

21:20 - Caetano de Faria (música)

21:35 - Gordo do Trem + Entrevista do Homenageado

21:45 - Banda Tailten (música)

21:55 - Ratos Di Versos (poesia)

22:10 - Batalha de Rima

22:40 - DJ Karina Vasconcelos/Átame Produções

+

Helianthus (exposição)

Nathalie (exposição)

Exposto-Queimados (exposição)

Poema Fiado com Victor Escobar (intervenção)

Lívia Agabel (exposição)

Conto na Hora com Hanny Saraiva (Intervenção)

Palco Pepeia (esquina da Drogaria Max)

Coletivos co-produtores: Faz na Praça, Etnohaus, Poliphonia e Fábrica Nômade Sonora

11:00 - Intervenção "As Águas Vão Rolar", com participação das Ofélias

14:00 - Pedro Silva (música)

14:15 - Scott Fraga (música)

14:30 - Taisa Mannon (música)

14:45 - Pierre Gefflot (música)

14:55 - Severino Honorato (cordel)

15:00 - Renascimento Duo (música/poesia)

15:30 - Debate: Royalties do Álcool

16:30 - Mensageiros do Vento (teatro)

16:55 - Vinco (música)

17:20 - Daniel Rolim (poesia)

17:25 - Amanda Carvalho (poesia)

17:30 - Thiago Diniz (poesia)

17:35 - Cassius Augusto (música)

17:50 - Rogerio Melo (poesia)

17:55 - Deborah Fadiga (poesia)

18:00 - Bel Baroni e Diogo Jobim (música/poesia)

18:15 - Filtra (música)

18:45 - Fred Rocha (música)

19:00 - Jessé Andarilho (poesia)

19:05 - Samba de Benfica (música)

19:35 - Cia do Solo (palhaçaria)

20:05 - Kzk de Antares (poesia/performance)

20:15 - Anarcofunk (música)

20:25 - Raphael Couto (performance)

20:35 - André Narcizo (rap)

20:40 - Ras Renato (rap)

21:55 - Tarja Preta (rap)

21:05 - Café Frio (música)

21:35 - Pedro Rocha (poesia)

21:40 - Rafa Rodrigues (poesia)

21:45 - Sheyla de Castilho e Patricia Vital (Perfordam-se)

22:00 - Pedro Nunes (música)

22:15 - Pepeia + Entrevista da Homenageada (performance)

22:20 - Tifany (performance)

22:25 - Mulher Bambu (performance)

22:30 - Choque do Magriça (música)

23:00 - Hey Ho Brass Band (música)

+

VJ Wellington Pinto

Transa Criativa

Drag-se (webserie)

Tem Local

Prepara Nem

Cabelerato

+

Comidinhas e belisquetes:

Ateliê Quermesse

Sopão da Pepéia

Larica's

Palco Elias (esquina do Caneco 70)

Coletivos co-produtores: Laencasa, Centro Cultural Donana e Espaço Cultural Viaduto de Realengo

11:00 - Intervenção "As Águas Vão Rolar", com participação das Ofélias

14:00 - A Moça de flor no peito ou a moça de peito em flor (performance)

14:15 - Edmilson Santini (cordel)

14:30 - Maria Tereza (música)

14:45 - Edilson Ernesto (música)

15:00 - Vanda Cortez (circo)

15:10 - Banda Monstro (música)

15:25 - Maiara Landim (dança)

15:40 - Felipe Paiva (literatura)

15:45 - Luiz Medina (poesia)

15:50 - Cris Amaral (poesia)

15:55 - Luiza Bastos (poesia)

16:00 - Luiz Claudio (poesia)

16:05 - Drulucca (música)

16:25 - SOS Rap (música)

16:40 - Meiry Oliveira (poesia)

16:45 - Eliane Gonçalves (poesia)

16:50 - Any Alves (poesia)

16:55 - Marcondes Mesqueu (performance)

17:05 -Riko Vianna (música)

17:20 - Pequenas Igrejas (música)

17:35 - Ivone Landim (poesia)

17:40 - Mariana Belize (poesia)

17:45 - Xarles Xavier (música)

18:00 - Haicai Combat (inscrições na hora)

18:45 - Fellapi (música)

19:00 - Alan Salgueiro (poesia)

19:05 - Henrique Souza (poesia)

19:10 - Anderson Nascimento (poesia)

19:15 - Palco Aberto

19:20 - Isabela Romeiro Vann (poeisa)

19:25 - Paulo Girão (poesia)

19:30 - Batalha do Conhecimento (inscrições na hora)

20:00 - Anderson Leite Lima (poesia)

20:05 - Solange Maria (poesia)

20:10 - Paula Beatriz (poesia)

20:15 - Luiza Bastos (poesia)

20:20 - Carlos Surck (poesia)

20:25 - Dida Nascimento (música)

20:40 - Átomo (rap)

20:50 - LC do Cantão (rap)

21:00 - Ma Non Troppo (música)

21:15 - Fernanda Tatagiba (poesia)

21:20 - Tiago Malta (poesia)

21:25 - Marcio Januário (poesia)

21:30 - Rogerio Melo (poesia)

21:35 - Jeane B - (poesia)

21:40 - Deborah Fadigah (poesia)

21:45 - Matheus Mineiro (poesia)

21:50 - John Conceição (poesia)

21:55 - João Walcacer (música)

22:10 - Elias + Entrevista do homenageado

22:20 - Evandro Vedovelli (música)

22:35 - Banda Caô de Raiz (música)

+

Café com click (exposição)

Codorno Trepidante (quadrinhos/poesia)