Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Cultura

Olhar Naif sobre o Rio na Uerj

Cores fortes, liberdade estética e lirismo na mostra que revencia a cultura carioca

Jornal do Brasil

Cores fortes, liberdade estética e lirismo na mostra 'Rio Naif',  que vem  reverenciar a  cultura carioca a partir do dia 6 de novembro, na Galeria Candido Portinari, na Uerj.

São paisagens, retratos do cotidiano, além de  figuras do imaginário coletivo  em pinturas e esculturas que buscam exprimir alegria e felicidade, assim como exaltar a beleza do Rio de Janeiro.

A exposição faz parte das comemorações dos 450 anos do município e tem como objetivo  apresentar a diversidade de olhares que dialogam com a cultura popular. "A intenção é demonstrarmos as visões que esses artistas possuem da cidade e desconstruir a categoria como apenas arte ingênua, pois trata-se de um estilo", afirma a curadora Valéria Aquino.

Olhar Naif sobre o Rio na Uerj. Cores fortes, liberdade estética e lirismo na mostra que revencia a cultura carioca.
Olhar Naif sobre o Rio na Uerj. Cores fortes, liberdade estética e lirismo na mostra que revencia a cultura carioca.

Entre os participantes,  Alexandre Rosalino, Ana Camelo, Bárbara Deister, Berenice Barreto, Dalvan Silva, Ermelinda, Helena Rodrigues, Juareis Mendes, Lourdes Ferraz, Luis Silveira e Sinésio Brandão, que possuem obras em acervos de instituições diversas, como o Museu Internacional de Arte Naif do Brasil.

'Rio Naif'  fica aberta para visitação das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, na Galeria Cândido Portinari, localizada na Rua São Francisco Xavier, 524, no bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, até dia 16 de dezembro.

Serviço: Exposição Rio Naif

Inauguração: 06 de novembro, às 18h30

Visitação: até 16 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h

Local: Galeria Cândido Portinari (Campus da Uerj) - Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã 

Mais informações: (21) 2334-0114

Tags: cotidiano, escultura, mostra, paisagens, pintura, retratos

Compartilhe: