ASSINE
search button

"Os conquistadores", o romance que conta a história do Brasil

Livro relembra as expedições sertanistas na época da Colônia para chegar aos males do Brasil atual

Compartilhar

Durante o século XVI, os europeus devastaram as matas brasileiras atrás do precioso pau-brasil e de animais exóticos para serem traficados. Quando não estavam em busca de riquezas naturais, promoviam incursões armadas a aldeias indígenas para capturar os chamados “Negros da Terra”, os escravos nativos que iriam fornecer a mão de obra necessária ao mercantilismo lusitano. É nesse cenário nada auspicioso, de olhares desconfiados, espadas afiadas sempre prontas para serem desembainhadas à menor provocação, traições e escaramuças em cada curva do caminho que se passa a trama de Os Conquistadores. Trata-se do segundo romance do jornalista e professor Marco Moretti, mestre em Comunicação Social pela USP.

O livro, editado pela Novo Século, chega às livrarias no mês de outubro para fazer os leitores refletirem sobre os males de hoje no Brasil que começaram à época da conquista da Terra de Santa Cruz. “Os Conquistadores”remonta ao século XVI para mostrar os primórdios de problemas como a corrupção, a ambição desenfreada dos poderosos, o descaso com as populações nativas, a destruição ambiental, a imposição de uma cultura e uma religião estranha ao novo país. Moretti procurou ser o mais criterioso possível com as informações históricas contidas no livro, no qual muitos dados, nomes e procedimentos mencionados existiram de fato. O livro faz um mix de gêneros: aventura, épico histórico, suspense, mistério, fantasia, drama, tragédia. É direcionado para o público jovem ou adulto que gosta de uma boa história para prender a atenção e fazer refletir.

Para facilitar a leitura, o livro “Os Conquistadores” é dividido igualmente em duas partes. A primeira tem um tom mais realista, enquanto a segunda é mais fantástica e surrealista. Há um mistério na trama que só é revelado na última página e explica tudo o que aconteceu antes. A história principal relata a viagem dos expedicionários pelos nossos sertões em busca de um tesouro fictício, outras tramas se entrecruzam no caminho. A principal delas é um triângulo amoroso gay carregado de tensão, ciúmes, ódio e desejo de vingança.

Pode dizer-se que o diferencial do “Os Conquistadores” está na leitura com trilha sonora. Muitos capítulos, por exemplo, possuem uma sugestão para que o leitor acompanhe a leitura ao som de uma composição clássica (Beethoven e Tchaikovsky entre outros). Essas composições serão disponibilizadas no blog do autor (www.diariodomoretti.com.br) e numa página do Facebook para quem quiser ouvir enquanto lê o livro e, futuramente, deverá estar na versão em e-book do romance. Além disso, o livro possui, em alguns trechos, grafismos que ajudam a dar um toque de originalidade à obra. Numa sequência, por exemplo, um dos personagens perde a consciência e as páginas então escurecem gradualmente até ficarem completamente negras. Esses grafismos correspondem, no cinema, à divisão em múltiplas telas que mostram acontecimentos simultâneos, como na série de TV 24 Horas.

Outro aspecto importante do livro é a narrativa convencional intercalada com poemas. Há um poema dividido em estrofes e em versos decassílabos rimados, ao estilo dos antigos poemas épicos que eram escritos no século XVI, como “Os Lusíadas”, de Camões, e que serve de contraponto a trama principal.

Sobre o autor

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela USP e coordenador e professor do curso de Jornalismo na Universidade Paulista (Unip), Marco Moretti trabalhou em diversos órgãos de imprensa, como o extinto jornal Folha da Tarde, e como editor-chefe na Editora Abril foi responsável por diversas publicações. O seu primeiro romance,Eu, Sumé, publicado em 2011 também pela Editora Novo Século, ficou entre os finalistas da categoria Juvenil do Prêmio Jabuti de 2012. Atualmente publica com regularidade contos e resenhas críticas de cinema, literatura e HQs em seu próprio blog, “Diário do Moretti” (www.diariodomoretti.com.br). Os Conquistadores é o seu segundo romance.

INFORMAÇÕES DO LIVRO

Título: Os Conquistadores

Autor: Marco Moretti

Gênero: Romance

Número de páginas: 480

Editora: Novo Século, São Paulo.

Preço: R$ 45,00

Data de lançamento: 24/10/2015

Local: Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509 – térreo – São Paulo

Horário: das 15h30 ás 18h30