ASSINE
search button

Biblioteca Rocambole homenageia dia nacional do livro

Compartilhar

Outubro é o mês das crianças, do poeta, dos animais, do pintor e do livro. Diante de tantas comemorações a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram/MinC) não poderia ficar de fora e preparou uma intensa programação com exploração do acervo, oficinas criativas e leitura com histórias dinâmicas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

Nos dias 06 e 07 de outubro, a hora do conto homenageará o Dia Mundial dos Animais com o livro “A Galinha que botava batatas” de Simone Pedersen, em seguida haverá interação com fantoches e jogos. Na história, Miranda é convidada a ir ao galinheiro para desvendar um enigma. A galinha Josefina não colocou um ovo e sim uma batata. Com sua mala de detetives a menina começa a fazer investigações, anotações e segue pistas até chegar a uma solução.

No dia 08 de outubro a contação de histórias irá comemorar o Dia do Pintor, com o livro “Claude Monet”, de Mike Venezia, em seguida, haverá oficina criativa. O livro aborda de forma fácil e clara a infância, a família, os amigos, os primeiros traços, as obras mais importantes, os desafios e as conquistas de Monet. Em meio à biografia do artista há comentários a respeito das obras, nos quais formas, cores e texturas tornam-se elementos familiares e facilmente observáveis ao leitor.

Já nos dias 20 e 21 de outubro, será a vez do livro ser homenageado com a história “Um homem no Sótão”, de Ricardo de Azevedo, em seguida haverá exploração de livros jogos e fantoches na Biblioteca Rocambole. A leitura conta que personagens de contos de fada invadem furiosos a vida do autor e exigem mudanças nos papéis que representam há centenas de anos. O que será que vai acontecer? Será que as histórias mudarão?

No dia 22 de outubro, a Biblioteca Rocambole homenageará o Dia da Poesia com o livro “Poesia na varanda”, de Sonia Junqueira. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches. O texto apresenta um poema sobre onde se pode encontrar a poesia - na planta que brota, na chuva que cai, numa canção, no céu estrelado, entre outros.

Nos dias 27 e 28 de outubro, mais uma vez, o Dia Nacional do Livro será homenageado, porém, com a história “O livro inclinado”, de Peter Newell, seguida da exploração do acervo. O formato inclinado do livro nos dá uma pista do que o leitor encontrará ao abri-lo: um carrinho de bebê foge desgovernado ladeira abaixo, causando uma grande desordem por onde passa.

Para fechar o mês de outubro, no dia 29 de outubro, a hora do conto será com o livro “Bruxa, bruxa venha a minha festa”, de Arden Druce, acompanhada de oficina criativa. O texto fala sobre uma menina que pede para que todos os tipos de seres assustadores compareçam a sua festa, desde bruxas até fantasmas.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: https://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS

Biblioteca Rocambole

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)

Local: Museu Imperial

Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312

Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)

Mais informações e programação: https://bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360

E-mail: [email protected]

Site: www.museuimperial.gov.br

Twitter: @museuimperial

Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:

Adultos: R$ 10,00

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00

Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito