ASSINE
search button

Ermínia Maricato lança livro no RJ com debate sobre movimentos sociais

Compartilhar

A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato lançará o seu livro 'Para entender a crise urbana' no Rio de Janeiro, no próximo dia 15 de outubro, no auditório do Museu da República. E para aproveitar a oportunidade será realizada uma mesa redonda sobre os movimentos sociais. O debate contará com a participação do economista Carlos Brandão, o sociólogo Guilherme Marquês e mais um representante de movimentos sociais, além da própria autora.

Lançado pela Editora Expressão Popular, o livro é comporto por três artigos e uma entrevista. Nos textos, a autora faz uma trajetória política e teórica sobre a crise urbana, buscando estimular a reflexão sobre as lógicas do funcionamento e da organização do espaço urbano.

O Museu da República está localizado na rua do Catete, 153. O evento começará ás 18h30 e é aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia. O lançamento tem apoio da FNA, FISENGE e CONFETU.

Sobre a autora

Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.

É professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde defendeu mestrado, doutorado, livre docência e aprovada em concurso para professora titular. Foi fundadora do LABHAB- Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP em 1997.

Como ativista política foi escolhida para defender a proposta de Reforma Urbana de iniciativa popular junto à Assembleia Constituinte do Brasil em 1988. Atualmente é Profa. Visitante do Instituto de Economia da Unicamp e Profa. Colaboradora do Curso de Pós Graduação da FAUUSP além de participar de corpos editoriais.