ASSINE
search button

CCBB Rio promove viradão para os últimos dias da exposição de Picasso

Compartilhar

Para atender ao grande fluxo de visitantes esperado para os últimos dias da exposição Picasso e a modernidade espanhola, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio) ficará aberto ao público neste fim de semana por 36 horas seguidas, das 9h de sábado (5) às 21h de domingo (6). O “viradão”, que já foi adotado no encerramento de outras exposições de sucesso do próprio CCBB, deve somar mais 30 mil visitantes aos 550 mil que viram as obras de Picasso e de seus contemporâneos espanhóis ao longo dos quase dois meses da temporada carioca da mostra.

Filas imensas no entorno do prédio do CCBB, no centro do Rio, têm sido uma marca nas grandes exposições realizadas no local, como a do também pintor espanhol Salvador Dalí, exibida entre maio e setembro de 2014. A exposição foi a mais visitada no mundo naquele ano, com um público total de 973 mil pessoas em quatro meses. A mostra de Picasso, com a metade da duração da de Dalí, teve um fluxo diferente.

“Diferentemente do padrão de mostras anteriores, em que as filas se concentravam no início e no período final da exposição, desta vez tivemos um público mais constante e crescente a cada semana”, diz o gerente-geral do CCBB, Marcelo Mendonça. Nos primeiros meses de 2015, o CCBB Rio exibiu outra exposição de grande sucesso de público, a do pintor russo Vassily Kandinsky, que atraiu mais de 300 mil visitantes.

As 90 obras de Picasso e a modernidade espanhola vieram do acervo do Museu Centro de Arte Reina Sofía, de Madri, um dos mais importantes da capital espanhola. A mostra, com curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga, destaca a forma como Picasso concebeu a modernidade e influenciou e se relacionou com os principais criadores da época, como seus compatriotas Joan Miró, Salvador Dalí, Juan Grís, Julio González e Óscar Dominguez.

Quem quiser passar a noite de sábado no CCBB poderá aproveitar uma atração extra. Das 23h às 4h, na área externa do centro cultural, o projeto Madrugada no Centro vai oferecer um cardápio musical com ingressos a preços populares. A noitada vai começar com a festa Disritmia, conduzida pela DJ Lili Prohmann, que recebe a cantora Rita Benneditto e o DJ Marcelinho da Lua, acompanhados dos músicos Fred Ferreira (guitarra) e Lancaster Lopes (baixo).

No feriado de segunda-feira, Dia da Independência, o CCBB também estará aberto, das 9h às 21h, possibilitando ao público a última chance de ver a exposição. A entrada é gratuita e o CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, no centro do Rio.