ASSINE
search button

Marcos Sacramento apresenta show na Sala Funarte nesta quinta-feira

Compartilhar

O cantor e compositor Marcos Sacramento sobe ao palco da Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio, nesta quinta-feira (3), às 19h30, para mostrar as músicas de seu CD Autorretrato, totalmente autoral. Sacramento é um artista sintonizado com o contemporâneo e mostra o que vive em suas composições, criando empatia com o público. 

O repertório autobiográfico do CD Autorretrato, que dá nome ao show, traz crônicas amorosas, de encontros e desencontros pelos bairros do Rio, sempre cheios de erotismo e ironia, como quem ri de si mesmo. A voz precisa destaca o casual, o drama das esquinas e também a emoção, sexy ou debochada, do jogo dos amantes. Entre os destaques do espetáculo estão Sem Sal, balada no estilo Kurt Weill, e a faixa Na rua, em que o compositor descreve lugares e se revela como um "flâneur" (pessoa que passeia ociosamente), uma espécie de João do Rio contemporâneo, apaixonado pela alma encantadora das ruas, nos 450 anos da cidade.

O artista promete emocionar o público que comparecer à Sala Funarte. Acompanhado no CD por violão (Luiz Alcofra), contrabaixo (Pedro Aune) e percussões (Netinho Albuquerque), o cantor ganha, no show, a contribuição de Daniel Vasques (Brasov), produtor do disco, que introduziu sax, programações eletrônicas e vocais.

A direção de cena é de Silvia Machete. "Ao ver Marcos Sacramento no palco do Bar Semente, fui levada para a boemia carioca no seu estado mais pop, mesmo que andando pela tradicional Lapa. O cabaré também está bem presente nas composições que têm uma abordagem humorística que me atrai muito", comenta a diretora.

Há seis anos sem lançar trabalho solo, Sacramento leva ao palco o produto de um trabalho que começou em meados dos anos 80. Em 1986, já se apresentava ao lado da cantora/atriz Marlene no show Custódio Mesquita, prazer em conhecê-lo. Desde então, dividiu palcos no Brasil e no mundo com nomes como Hamilton de Holanda, Eduardo Dusek, Soraya Ravenle, o pianista italiano Stefano Bollani, Zezé Mota, Hermínio Bello de Carvalho e Jair Rodrigues. Entre grandes compositores que interpretou, nessas três décadas de carreira, estão Assis Valente, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Wilson Batista, Herivelto Martins, Cartola, Nelson Cavaquinho. Pelo seu reconhecido talento nos shows, o artista também estrelou espetáculos musicais como É com esse que eu vou (de Sérgio Cabral e Rosa Maria Araújo e direção de Claudio Botelho - 2010); Forrobodó (obra de importância histórica, com músicas de Chiquinha Gonzaga - com direção de André Paes Leme - 2013); e Ari Barroso, do princípio ao fim (escrito e dirigido por Diogo Vilela - 2013).

Entre os CDs que gravou, destaca-se A Modernidade da Tradição (selo francês Buda Musique), considerado o melhor disco brasileiro de 1997 pela revista Le Monde de la Musique (França); Sacramentos (2006), indicado ao Grammy Latino em três categorias; e Breque Moderno (2010), com Soraya Ravenle e Luis Filipe de Lima; Na cabeça (2009); e Todo mundo quer amar (2012), com Zé Paulo Becker.

Serviço

Marcos Sacramento

Show Autorretrato

Quinta-feira, 3 de setembro, às 19h30

Local: Sala Funarte Sidney Miller

Palácio Gustavo Capanema

Rua da Imprensa, 16, térreo - Centro

Rio de Janeiro (RJ)

Tel.: (21) 2279 8087

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Classificação indicativa: Livre