Jornal do Brasil

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Cultura

‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca

Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos

Jornal do Brasil

Arte, cultura, tecnologia e ciência em uma lúdica sintonia. Uma importante experiência cultural contemporânea que interage com diversas linguagens artísticas, tecnológicas e ecológicas é o mote do projeto inédito 'Cultura maker: os fazedores ocupam o Sesc'.

O movimento Makers une conhecimento, tecnologia, financiamento, ferramentas e um ecossistema de serviços e inteligência à disposição, em rede. Com origem nos Estados Unidos e tendo por base os recursos disponibilizados pela Web, emergiu com o lançamento da revista Make e se consolidou com a introdução no mercado da primeira impressora 3D de código aberto, um movimento de pessoas interessadas na produção de objetos diversos através do recurso a novos meios de produção de base tecnológica inovadora, tais como as engenharias de eletrônica e robótica, complementadas com outras tecnologias, mais convencionais. O movimento cresceu e expandiu-se de tal maneira, nos Estados Unidos e mais recentemente pela Europa, que hoje há quem o veja como uma alternativa competitiva à produção de alguns produtos industriais. Chega a ser classificado, de alguma forma, como uma nova era de produção baseada no que já foi chamado de “Faça você mesmo”, só que agora alicerçada no conhecimento tecnológico que expandiu os conhecimentos.

‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos. 'Equilibrium', obra dos artistas do NANO.
‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos. 'Equilibrium', obra dos artistas do NANO.

Com uma extensa programação com exposição e workshops gratuitos, o evento visa à reflexão, difusão e prática da arte integrada à cultura digital e tecnologia propondo novas linguagens de transformações socioculturais. O movimento, que despontou em vários países desenvolvidos há pouco tempo, se instala em um novo espaço no Rio no próximo dia 5/9 (sábado), às 10h, para transformar a rotina no Sesc Tijuca. Apresenta uma multiplicidade de experimentos que interagem diretamente com o público de todas as idades.

Na abertura, com workshop de drones, palestra com “makers” e performances, o lançamento da exposição 'Verdefluxo' se destaca. São obras dos artistas no Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO). Instalações, fotos, vídeos e processos criativos que surpreendem. Como o Hiperorganismo Antropofágico, um robô que faz a leitura ótica do rosto com sensores ultrassônicos e fibras óticas e a projeta em um telão. Ou o Breathing, uma criatura híbrida feita da comunicação entre um organismo vivo e um sistema artificial. O pequeno ser se locomove a partir do movimento do público, luzes e ruídos. Para interagir, o simples ato de respirar de um visitante desperta o estranho e sensível diálogo com a concepção artística. Sua beleza está no momento delicado em que o observador e a criatura trocam energias. Uma metáfora da vida em forma de arte.

‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Assista no link abaixo a montagem da exposição 'Verdefluxo'. 
‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Assista no link abaixo a montagem da exposição 'Verdefluxo'. 

Clique aqui para assistir a montagem da exposição 'Verdefluxo'.

A exposição fica em cartaz de 5/09 a 4/10, de terça a domingo, e mostra como a fusão da arte, ciência e tecnologia provoca uma revolução nos métodos e modelos de produzir cultura. Composta por trabalhos dos artistas Malu Fragoso e Guto Nóbrega, a mostra tem colaboração do grupo NANO em obras que apresentam a farta criatividade do casamento entre a inspiração artística e as ferramentas tecnológicas oferecidas pelo mundo contemporâneo.

Após a abertura da exposição, um workshop sobre drones, das 10h às 14h, com a demonstração de um voo. O projeto explica os passos da construção e manuseio de um drone, além da escolha do modelo para cada finalidade. Nesta abrangente ambientação tecnológica, a performance do espetáculo inédito no Rio 'Mire Veja: você dança para mim?', um trabalho da artista Tatiana Devos Gentile, às 12h e às 17h30. A performer capta a imagem de diversas pessoas comuns que dançam para ela de diversas formas.

‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos. Intervenção 'Acoplamentos sensíveis'.
‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos. Intervenção 'Acoplamentos sensíveis'.

Na sequência, uma curiosa intervenção promete intrigar o público com a performance 'Acoplamentos Sensíveis', do Guto Nóbrega e equipe NANO. Às 17h, uma artista “vestida” com um equipamento composto por uma planta ligada a um sistema eletrônico mostra que o objeto, acoplado ao corpo, produz sons e luzes de acordo com o contato físico que ela tem com cada pessoa da plateia. A proposta artística 'Sonoplanta' explora a conexão entre o homem e a natureza mediada pela tecnologia. Nesta contínua interatividade entre arte e cultura digital, o Sesc Tijuca apresenta a ocupação “#espaçonave” no dia 19/09, das 10h às 19h. Produzida pela NAVE (Núcleo Avançado de Educação) a ocupação desenvolve metodologias educacionais para formar jovens e prepara-los para profissões contemporâneas que mesclam arte, cultura digital e criativa, como a produção de games, aplicativos e obras audiovisuais.

Com o público cada vez mais interessado na fabricação de novas tecnologias, o projeto também oferece seis oficinas gratuitas até dezembro, no Sesc Tijuca, Sesc Ramos, Sesc Madureira e Sesc Teresópolis. Esta vasta proposta de interação com a cultura maker apresenta à cidade um evento múltiplo e inclusivo, que comprova como a era digital inspira as novas formas de criação artística e suas transformações cada vez mais definitivas na produção intelectual, no entretenimento e na arte. Os “fazedores”, em Português, são fonte de inspiração para os interessados em fazer parte deste crescente e abrangente movimento com o aprimoramento de conhecimentos e invenções. Da eletrônica à robótica, da impressão 3D à culinária, a arte interativa é presente e futuro.

‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos.
‘Cultura maker’ chega ao Sesc Tijuca. Arte, cultura digital, ciência, tecnologia.Experiência interativa com oficinas e workshops gratuitos.

Serviços:

Lançamento da programação do 'Cultura maker: os fazedores ocupam o Sesc'

Data: 5/09 (sábado), das 10h às 18h

Local: Sesc Tijuca - Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca.

Classificação: livre

Entrada franca

Tel.: 21 – 3238-2139

Exposição 'Verdefluxo'

Temporada: 5/09 a 4/10 (terça a sexta, das 9h às 20h30 e aos sábados e domingos das 9h às 18h)

Local: Sesc Tijuca - Rua Barão de Mesquita, 539

Classificação: livre

Entrada Franca

Tel.: 21 – 3238-2139

Oficina 'Pega no arduino e programa'

Datas: 15/09, 22/09, 29/9, 6/10 e 13/10 - terças, das 18h às 21h

Local: Espaço Cultura Digital

Com Dado Sutter do OHMS (Our Home Maker Space). Arduino é um pequeno computador utilizado para protótipos de projetos de eletrônica, usado para desde piscar um LED até controlar automóveis e equipamentos de telecomunicação, entre outros. Este curso ensina como usar, de forma consistente, esta plataforma de prototipação com outros componentes eletrônicos. Fala sobre os componentes usados e aplica a prática, onde tais componentes serão usados e programados. A partir de 16 anos. Gratuito. Inscrições no Espaço Cultura Digital.

#espaçonave, com o NAVE (Núcleo Avançado de Educação)

Datas: 19/9, das 10h às 18h

Local: Espaço Cultura Digital

Ocupação com mostra do acervo produzido pelos alunos. Criado em 2006 pelo Oi Futuro, o Nave (Núcleo Avançado em Educação) é um programa de ensino médio integrado ao profissionalizante desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com novas tecnologias, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, tais como a produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.

Oficina de desenho e arte digital

Datas: 26/9 e 3/10, 10/10, 17/10, sábados, das 9h às 11h

Local: Espaço Cultura Digital. 

Oficina de animações digitais, com Daniel Azulay. 6 a 15 anos.

Tags: arte digital, educação, experiência cultural, inteligência, makers, oficina, programação, tecnologia

Compartilhe: