ASSINE
search button

Companhia inglesa The Paper Cinema apresenta 'A Odisseia' em curtíssima temporada no Rio

Montagem reconta, sem palavras, o clássico de Homero com manipulação de imagens e música ao vivo

Compartilhar

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta em quatro únicas apresentações, de 3 a 6 de setembro, 'A Odisseia' de Homero, pela companhia inglesa The Paper Cinema.

Com direção de Nicholas Rawling, o espetáculo será apresentado de quinta-feira a domingo, às 19h. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de hoje, 1º de setembro, somente na bilheteria da Caixa Cultural.

O espetáculo 'A Odisseia' é uma intensa reinvenção do clássico grego, encenada sem palavras, com marionetes de papel e desenhos feitos à mão que são manipulados em tempo real em frente a uma câmera. As imagens captadas são projetadas num telão criando um filme ao vivo. Toda a trama é acompanhada por uma banda que executa uma trilha sonora composta especialmente para o espetáculo.

Formado por Francesca Simmons (violino e serra), Celestino Telera (guitarra, foley e percurssão), Wojtek Godzisz (piano, eletrônicos e foley), Irena Stratieva (bonequeiro) e Stan Middleton (bonequeiro), o elenco transforma uma mala repleta de paisagens e bonecos desenhados e recortados em papel num conjunto de personagens vivos. 

A montagem é fruto de uma coprodução do The Paper Cinema com o Battersea Arts Centre, de Londres. Um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, Odisseia conta a história de Ulisses que, depois de passar dez anos na Guerra de Troia, passa por muitas aventuras e provações no caminho de volta para casa.

The Paper Cinema

Fundada em 2004 por Nicholas Rawling, Imogen Charleston e Christopher Reed, a companhia inglesa The Paper Cinema cria espetáculos únicos combinando linguagens de animação, música, filme e teatro que conduzem o público por uma enorme variedade de histórias. Nascida da cena musical de Bournemouth, The Paper Cinema começou criando efeitos visuais ao vivo para eventos musicais. A companhia participou de diversos projetos e iniciativas britânicas, tornando-se rapidamente conhecida em países como França, Alemanha, Portugal, Holanda, Escócia, entre outros. Outras informações podem ser acessadas no site oficial www.thepapercinema.com .

Battersea Arts Centre

Jornais do Reino Unido afirmam que o Battersea Arts Centre (BAC) é “o teatro mais influente do país” (The Guardian), “uma fábrica de sonhos dando origem ao teatro de amanhã” (The Times) e “definitivamente no mapa dos mais fortes espaços culturais” (Daily Telegraph). O BAC promove artistas emergentes de talento e é renomado por fazer as novas criações de vanguarda. Trabalha com artistas que põem em questão as formas tradicionais teatrais e realizam trabalhos que não nascem geralmente de um texto escrito. É o teatro que confunde gêneros e cresce com experimentação. 

Ficha Técnica

Performers: Francesca Simmons (Violino e Serra), Celestino Telera (Guitarra, Foley e Percurssão), Wojtek Godzisz (Piano, Eletrônicos e Foley), Irena Stratieva (Bonequeiro), Stan Middleton (Bonequeiro)

Diretor artístico: Nicholas Rawling

Diretor musical: Christopher Reed

Diretor de cena: Imogen Charleston

Direção de produção: Mark Munday

Desenho de luz: Rob Pell Walpole & Rhys Thomas

Cenografia: Michael Vale

Ilustrações: Nicholas Rawling

Dramaturgia: Deborah Pearson

Produção no Brasil: Périplo Produções 

Coordenador técnico: Eduardo Albergaria 

Projeto gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira 

Produção local: André Vieira 

Produção executiva: Mariana Novais 

Diretor de produção: Pedro de Freitas

Serviço: 'A Odisseia', da companhia The Paper Cinema

Temporada: 03 a 06 de setembro, as 19h

Local: Caixa Cultural RJ (Teatro de Arena) - Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Classificação Indicativa: 14 anos

Mais informações: (21) 3980-3815