ASSINE
search button

Médico e escritor Oliver Sacks morre aos 82 anos

Em 'Tempo de despertar' o autor conta sua experiência com pacientes

Compartilhar

O neurologista e escritor britânico Oliver Sacks morreu aos 82 anos neste domingo (30), vítima de câncer, em casa. Sacks é autor do livro "Tempo de despertar" (1973) que foi adaptado para o cinema em 1990 com Robin Williams e Robert De Niro. Ele ainda escreveu  "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu" (1985) e "Um atropólogo em Marte" (1995) estava em sua casa, em Nova York.

Em fevereiro, Sacks havia revelado seu estado terminal em um artigo publicado na seção de opinião do "New York Times". Nos seus livros, Oliver Sacks tentava explicar aos leitores síndromes como o de Tourette ou de Asperger. O escritor recebia mais de 10 mil cartas por ano.

Em fevereiro, no texto publicado no The New York Times, dirigiu-se aos leitores e afirmou: “Devo decidir como viver os meses que me restam. Tenho de vivê-los da maneira mais rica, intensa e produtiva que conseguir”.

No mesmo texto, descreveu a sua vida como um “privilégio” e uma “aventura” e disse que não podia fingir que não sentia medo perante os fatos. “Mas o sentimento que prevalece em mim é a gratidão”, escreveu Oliver Sacks.

Em "Tempo de despertar", Sacks faz um relato autobiográfico em que conta sua experiência com pacientes que sofrem de uma condição chamada encefalite letárgica. Narra também como, a partir da administração de um remédio de uso controverso, chamado levodopa, os doentes conseguiram sair, pelo menos brevemente, de seus estados catatônicos. O longa teve três indicações ao Oscar.

Em "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu", Sacks contou histórias de casos de várias condições neurológicas raras. Em outros livros explorou a surdez, o daltonismo e as alucinações.