ASSINE
search button

Orquestra Petrobras faz cyberconcertos gratuitos na Lapa, em Ipanema e São Gonçalo

As apresentações podem ser filmadas e fotografadas

Compartilhar

A Orquestra Petrobras Sinfônica se apresenta gratuitamente a partir desta sexta-feira (28) até domingo (30). Os eventos fazem parte da série Mestre Athayde, composta por cyberconcertos gratuitos em igrejas cariocas, que podem ser filmados e fotografados pelo público. A proposta é que sejam compartilhados nas redes sociais com a hashtag “#SouMaisOPES”. A Petrobras patrocina a Orquestra Petrobras Sinfônica há 28 anos por meio do Programa Petrobras Cultural, que busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção e difusão da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias.

A programação de cyberconcertos gratuitos começa já nesta sexta-feira (28), quando a Petrobras Sinfônica realiza um ensaio aberto ao público com o mesmo repertório do fim de semana e entrada franca, às 16h, na Fundição Progresso, na Lapa. A apresentação será em parceria com o coletivo “Bebês eruditos, e tenho dito”. Criado em 2013, o grupo busca a inserção de bebês e crianças em espaços institucionais de arte no Rio de Janeiro. Os Ensaios Abertos da OPES são sempre seguidos do Conversa ao Pé do Palco, quando o público é convidado a conhecer os músicos e seus instrumentos em um clima de descontração.

No sábado (29), os músicos Ricardo Amado (violino e direção), José Ricardo Taboada (viola), Nelson Oliveira e Vinícius Lugon (trompetes) se apresentarão às 16h na Igreja São Paulo Apóstolo, em Copacabana. No dia seguinte, o grupo tocará às 17h na Praça Getúlio Vargas, em São Gonçalo. O repertório traz as obras “Concerto para 2 trompetes em dó maior” (Antonio Vivaldi), “Concerto para viola e orquestra de cordas” (Radamés Gnattali) e “Simple Symphony, op. 4” (Benjamin Britten).

Aos 43 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como diretor artístico e regente titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro com suas séries tradicionais que homenageiam grandes nomes da pintura brasileira: Djanira, Portinari e Mestre Athayde, com cyberconcertos gratuitos em igrejas. Em 2014, esta série ampliou seus horizontes e chegou às cidades Cantagalo, Petrópolis, Friburgo e Niterói. Preocupada em democratizar o acesso a música clássica, a orquestra investe ainda nas séries Aliansce (concertos gratuitos nos shoppings do grupo) e OPES em Ação (apresentações gratuitas em espaços inusitados, como escolas e hospitais).

Programa

Ricardo Amado, violino e direção

Nelson Oliveira e Vinícius Lugon, trompetes

José Ricardo Taboada,viola

Antonio Vivaldi

Concerto para 2 trompetes em dó maior

- Allegro

- Largo

- Allegro

Radamés Gnatalli

Concerto para viola e orquestra de cordas

Benjamin Britten

Simple Symphony, op. 4

- Boisterous Bourré

- Playfull Pizzicato

- Sentimental Saraband

- Frolicsome Finale

Serviço

Ensaio aberto com coletivo “Bebês eruditos, e tenho dito”

Data: 28/08 (sexta-feira), às 16h

Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos 24 – Lapa / RJ

Telefone: (21) 2220-5070

Capacidade: 90 pessoas

Entrada gratuita

Classificação: livre

Mestre Athayde V

Data: 29/08 (sábado), às 16h

Local: Igreja São Paulo Apóstolo - Rua Barão de Ipanema 85 - Copacabana – Rio de Janeiro

Telefones: (21) 2255-7547

Capacidade: 400 pessoas

Classificação livre

Entrada gratuita

Mestre Athayde VI

Data: 30/08 (domingo), às 16h

Local: Praça Getúlio Vargas (Praça do Rocha) – Rua Salvatori s/n, bairro Rocha, São Gongalo – RJ

Classificação livre

Entrada gratuita