ASSINE
search button

Em Vírus Tropical, Power Paola apresenta âmago de singular família colombiana

Divertida graphic novel autobiográfica chega ao Brasil pela Editora Nemo

Compartilhar

Considerada uma das principais cartunistas contemporâneas, a artista Power Paola conta a sua própria história em Vírus Tropical. Nascida no Equador e criada na Colômbia, a quadrinista apresenta a saga de uma menina que luta pela sua independência em um contexto repleto de estereótipos e aparências que, invariavelmente, a afetam e moldam sua personalidade em meio a pequenas crises familiares. Ronaldo Bressane – de quem Power Paola ilustrou Sandiliche (Cosac Naify, 2014) – define seu traço como “ao mesmo tempo punk e intimista, detalhista e sugestivo, levemente nonsense”.

Dividido em capítulos curtos, o álbum aborda com leveza e humor temas como família, religião, dinheiro e amor. A história começa com a descoberta da terceira gravidez da Senhora Gaviria – que até então todos achavam portar um vírus tropical (entre outros diagnósticos risíveis), já que ela havia ligado as trompas após a última gravidez. 

Em meio a uma família incomum: pai sacerdote, uma mãe que lê o futuro em dominós, uma irmã depravada e outra totalmente beata, Paola Gaviria busca um espaço onde possa construir e exercer sua identidade.

Com ilustrações expressivas e cheia de detalhes, Power Paola insere o leitor no seu núcleo familiar, oferecendo uma narrativa ritmada e interativa que permite emocionar e entreter associando o melodrama ao humor.

A graphic novel, já publicada na Colômbia, na Argentina, na Espanha, no Chile, na França e no Peru, e mais recentemente no Equador, ganha edição brasileira pela editora Nemo.  Em projeto ao lado do cineasta Santiago Caicedo, Power Paola trabalha no projeto de animação do álbum que deve estrear em 2016 nos cinemas.