ASSINE
search button

Aliança Francesa apresenta "Hiperfoto e Contrastes"

Compartilhar

No âmbito das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e dos 130 anos da Aliança Francesa no Brasil, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro apresenta, na quinta-feira, 13 de agosto, às 19h30, um bate-papo com o fotógrafo francês Jean-François Rauzier sobre sua trajetória artística, as hiperfotos e o Rio. Este bate-papo será realizado em francês, sem tradução.

A obra de Jean François Rauzier dialoga com o cubismo, o mosaico, o surrealismo, o barroco e a escultura bidimensional. Tal resultado é possível graças à pesquisa que o fotógrafo desenvolve com esta técnica inédita de hiperfotografia desde 2002.  

Criador não convencional de um mundo onírico pós-moderno, Jean-Franc?ois Rauzier se interroga sobre o futuro do nosso patrimônio. O artista oferece uma reflexão sobre nossa percepção do mundo e sobre os grandes temas de nossa sociedade: a cultura, a ciência, o progresso, a ecologia, a utopia, a liberdade etc. Reconhecido por suas arquiteturas imaginárias e por suas numerosas referências culturais e populares, ele questiona a cidade do futuro, bem como o nosso lugar no mundo moderno, através de padrões de construção diferentes.

Para serem produzidas, as hiperfotografias de Rauzier passam por um processo longo e complexo. Manipuladas em computador, algumas delas, inclusive, alcançam um volume que pode sugerir uma escultura bidimensional.

Após ter fotografado e exposto os castelos, as bibliotecas, os edifícios religiosos, os "vedute" do patrimônio arquitetônico mundial no hemisfério norte, o fotógrafo pretende focar no Brasil, na historia e na atualidade arquitetônica e tropical das grandes cidades, começando pelo Rio de Janeiro com a exposição "Hiperfoto-Rio", no Museu Histórico Nacional a partir de 18 de agosto de 2015.

Serviço:

Bate-papo com Jean-François Rauzier

Data: Quinta-feira, 13 de Agosto

Horário: 19h30

Local: Auditório da Aliança Francesa de Botafogo

Endereço: Rua Muniz Barreto, 730

Informações: 3299-2000

Em francês, sem tradução - Entrada gratuita