ASSINE
search button

Secretaria promove Caravana Fluminense de Teatro & Literatura

Compartilhar

Começa no Complexo Cultural Nova Iguaçu a I Caravana Fluminense de Teatro & Literatura, projeto da Secretaria de Estado de Cultura, realizado por suas Superintendências da Leitura e do Conhecimento e de Artes, em parceria com a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena (FAETEC). Além de contar com o apoio das prefeituras, a caravana conta também com a parceria da editora Cobogó, com sorteio e doação de livros.

No dia 8 de agosto, das 17h às 21h, o espaço cultural vai receber espetáculos de alunos formandos em artes cênicas e de grupos locais, além de bate-papo sobre a interação entre as produções teatrais e literárias. O objetivo da viagem cultural é levar espetáculos de produção acadêmica e debates sobre a relação do teatro com a literatura para os municípios e promover o intercâmbio entre artistas locais. Nova Iguaçu é apenas a primeira parada da Caravana, que irá passar por pelo menos mais 12 municípios do estado do Rio até dezembro.  Nos próximos meses, a trupe também irá seguir viagem por Seropédica, Queimados, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Tanguá, Quissamã, Macuco, Santa Maria Madalena, Magé, Itaboraí, Volta Redonda e Barra do Piraí.

A programação da primeira viagem do comboio, na Baixada Fluminense, começa às 17h, com a apresentação da Companhia de Artes Cênicas da cidade de Nova Iguaçu, que fará uma leitura dramatizada do texto Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos. Depois, a maratona teatral segue com a apresentação do espetáculo Pequeno Teatro Nervoso, de Luiz Carlos Góes, encenado por alunos formandos da Escola Técnica Estadual Martins Pena, às 18h30. A direção da peça é de Mônica Lazar, professora da Martins Pena.

Após o fim da peça, a discussão literária entrará em cena, das 20h às 21h, com o debate sobre o tema “Literatura e Teatro – Que conversa é essa?”.  O bate-papo que irá desvelar o novelo que tece estas duas produções artísticas e culturais ao longo dos séculos contará com a participação de Mônica Lazar, Joaquim Vicente da Fares, produtor de cinema e teatro; Ana Lúcia Pardo, atriz, jornalista e gestora cultural e Jorge Cardozo, poeta e gestor cultural de Nova Iguaçu. A Superintendente da Leitura e do Conhecimento, Vera Schroeder, fará a mediação do debate.

Serviço

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51,  Centro, Nova Iguaçu

Horário: 17h às 21h

Classificação: 16 anos

Entrada franca