ASSINE
search button

Quadro de Picasso é encontrado em iate na França

Obra estava sendo levada para a Suíça de maneira ilegal

Compartilhar

A polícia aduaneira francesa revelou que resgatou um quadro de Pablo Picasso no porto de Calvi, em Córsega, durante uma operação nesta terça-feira (04). A pintura "Head of a Young Woman" ("Cabeça de uma jovem mulher, em tradução livre), avaliada em 25 milhões de euros (R$ 86,5 milhões), pertence ao ex-banqueiro espanhol Jaime Botin, cuja família participou da fundação do Santander, o primeiro grupo bancário do país, em 1857. Botin foi presidente da instituição entre 1999 e 2004 e não estava na embarcação na hora da abordagem.

    Segundo as autoridades francesas, a apreensão do quadro foi realizada porque "não existia uma autorização" para a pintura deixar o território espanhol, já que ela é considerada "um tesouro nacional" e sua saída do país é vetada.

    Em nota, os comissários afirmaram que a documentação do barco, que pertence a uma empresa em que Botin é acionista, levantou suspeita assim que chegou ao local. Hoje, os agentes aduaneiros foram até o iate e "solicitaram a documentação relativa à situação do quadro". As autoridades afirmaram que os proprietários estavam tentando levar a obra para a Suíça, mas que o pedido de exportação em Bastia - capital da região - não foi feito por Botin. Já em 2012 houve um pedido de exportação que foi negado pelos franceses.