ASSINE
search button

Prêmio microprojetos culturais será lançado em São João de Meriti, na Baixada

Compartilhar

Será lançado, no dia 5 de agosto, pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o edital do Prêmio Microprojetos Culturais 2015. O evento acontecerá às 9h, no Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense, na Câmara de Vereadores de São João de Meriti. Com objetivo de fornecer apoio financeiro a microprojetos culturais e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais, os projetos financiados deverão acontecer nas favelas e bairros periféricos do Estado do Rio de Janeiro e ter, como protagonistas ou beneficiários, jovens de 15 a 29 anos.

Os projetos selecionados devem começar a ser realizados entre setembro e dezembro de 2015 e terão a duração de até seis meses. Além disso, receberão a chancela do Programa Favela Criativa, uma realização da SEC, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações que ofereçam aos jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural, estabelecendo canais de diálogo entre esses agentes e possíveis parceiros e patrocinadores.

O lançamento do edital se deve à parceria entre a Secretaria e o MinC e prevê recursos de R$1.250.000,00 para premiar até 102 propostas. Podem participar tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, residente no estado do Rio de Janeiro, que se encaixe em uma das duas categorias: alunos formados no Curso de Formação de Jovens Agentes de Cultura do Programa Favela Criativa, com 70% de aproveitamento; e demais agentes e instituições (com finalidade cultural explicitada nos atos constitutivos) e com mais de dois anos de atuação na área do projeto.

O evento de lançamento contará com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da Secretária de Estado de Cultura Eva Doris Rosental. O fórum fica na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, nº 77, em Vilar dos Teles. As inscrições são feitas pela internet entre 5 de agosto e setembro de 2015 e são gratuitas. Para se inscrever acesse: www.cultura.rj.gov.br.