ASSINE
search button

Exposição no Ibirapuera apresenta releituras artísticas de grandes invenções

Compartilhar

Invenções que tiveram impacto decisivo na história da humanidade em releituras feitas por artistas formam a exposição Invento – As invenções que nos inventaram, que inclui tanto obras de artistas renomados, como Andy Warhol e Man Ray, quanto trabalhos feitos especificamente para o evento. A mostra abre na próxima quarta-feira (5) e vai até 4 de outubro, na Oca do Parque Ibirapuera, zona sul paulistana.

O ferro elétrico é lembrado na peça The Gift do norte-americano Man Ray. O trabalho de 1958 traz o utensílio doméstico com uma fileira de pregos que inevitavelmente rasgariam qualquer roupa passada por ele. Menos agressiva é a guitarra personalizada por Andy Wahol, um dos maiores nomes da Pop Art, para o músico Lou Reed, lider da banda de rock Velvet Underground.

Entre os 30 nomes que assinam as obras, também estão brasileiros como Guto Lacaz. O artista paulista fez uma instalação com rádios transformados em varas de pescar a partir das antenas. O carioca Jarbas Lopes usou dois fuscas, um branco e outro preto, para fazer uma referência ao símbolo taoísta do yin-yang com os automóveis.

Para o curador Marcello Dantas, afastar os equipamentos das funções tradicionais ajuda a refletir sobre o impacto dos inventos na sociedade. “Ao incorporar as invenções em suas obras, os artistas em geral pensam em desfuncionalizá-las, afastá-las de sua função original para lhes oferecer uma reencarnação de seu sentido social. A verdade da arte não é a mesma da história”, comparou.

Além das obras, a exposição tem um conteúdo interativo sobre a história e a relevância das invenções retratadas na mostra, com texto assinado pelo historiador norte-americano Joshua Decter.