ASSINE
search button

Valter Hugo Mãe participa de debate promovido pelo Ato Criador no Rio 

Escritor português é o próximo convidado do ciclo de eventos na Biblioteca Parque Estadual

Compartilhar

Na próxima terça-feira (4/8),o escritor português nascido em Angola, Valter Hugo Mãe, participará de debate no Teatro Alcione Araújo, da Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, mediado pela apresentadora Bia Corrêa do Lago. Mãe destaca-se no panorama da literatura pelo carisma e o ecletismo. 

Escritor, editor e artista plástico, cursou pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na Universidade do Porto. Possui livros publicados de poesia e narrativa longa. Em 2007, atingiu o reconhecimento público com a conquista do Prêmio José Saramago com o seu segundo romance, o remorso de baltazar serapião. 

Na solenidade de entrega, o próprio Saramago classificou o livro como um “tsunami literário". Seus quatro primeiros romances são conhecidos como a tetralogia das minúsculas. Todos os livros, incluindo o nome do autor, foram escritos sem letras capitais. O objetivo foi valorizar a natureza oral dos textos e reaproximar a literatura do pensamento. Também atuou como editor, publicando em Portugal autores brasileiros como Ferreira Gullar, Manoel de Barros e Caetano Veloso, e apresenta um programa de entrevistas num canal português.

Agraciado com o Prêmio de Poesia Almeida Garret, recebeu, em 2012, o Prêmio Portugal Telecom pelo romance a máquina de fazer espanhóis. Sua mais recente obra, a desumanização, se passa nos fiordes islandeses e é narrada por uma menina de 11 anos, que conta sobre a sua vida após a morte da irmã gêmea.

Valter Hugo Mãe, em seus trabalhos, se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temática, que pode falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada em língua portuguesa e histórias marcadas pela emoção.

Esta é a 5ª edição de uma série de ciclos realizados desde 2006 no Oi Futuro, patrocinados pela Oi, pelo Governo do Rio de Janeiro, pela Secretaria de Estado de Cultura e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, sob a curadoria e supervisão da atriz, jornalista e gestora cultural Ana Lúcia Pardo. O ciclo é também patrocinado pela Prefeitura do Rio, através do Edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, e recebe o apoio do Consulado da França no Rio de Janeiro e da Aliança Francesa. 

Mais uma vez, assim como nas edições anteriores, o ciclo Ato Criador, conta com a participação de artistas, gestores e teóricos de diversas áreas do pensamento, da ciência, da cultura e das artes, numa extensa programação que vai de abril a novembro de 2015. O ciclo foi aberto pelo pensador argentino Néstor García Canclini, em 14 de abril, logo depois, no dia 5 de maio, contou com uma aula-espetáculo do bufão internacional, Leo Bassi. No dia 19 de maio, o encontro foi com o líder indígena Davi Kopenawa, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e o diretor teatral Francisco Carlos. No dia 2 de junho, foi com o italiano Mario Biagini, diretor associado do Workcenter Grotowiski, e a pesquisadora e professora de Interpretação Teatral da Unirio Tatiana Motta Lima. O quinto encontro do ciclo, no dia 16 de junho, foi com a fundadora do Théâtre du Soleil,Ariane Mnouchkine. Ainda neste mês, o celebre cartunista francês Plantu, criador do movimento Cartooning for Peace, e Ziraldo participaram de debate na Maison de France. William Nadylam, ator da Cia Peter Brook, ministrou workshop e participou de palestra mediada pela dramaturga Celina Sodré. O último evento do ciclo foi o debate Os desafios da gestão cultural contemporânea que contou a presença da presidente da Associação Brasileira de Gestão Cultural Katia de Marco, a museóloga Rosane Maria Rocha de Carvalho, a jornalista Marta Porto e o especialista em propriedade intelectual Sérgio Branco.

Serão mais de 15 encontros, em formato de mesas de palestras, debates e workshops, além das Experimenta-Ações – rodas de conversa, troca de experiências. O Ato Criador dá continuidade e desdobramento a um processo que iniciou em 2006 com “A Teatralidade do Humano”, resultando em livro homônimo, publicado com as Edições Sesc SP, em 2010. Nesse mesmo ano, em sua segunda edição, o painel teve como tema principal “Subjetividades e Políticas da Cena e do Mundo”. Na 3ª edição, em 2012, que levou o nome de “Ciclo Inter-Agir – Na rua, na Rede, na Cena Contemporânea”, as conferências giraram em torno de novas tecnologias e cultura. Já na 4ª edição, ocorrida no período de 2013 e 1014, em “Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo”, os afetos e utopias eram o centro dos debates e intervenções artísticas propostos. Desta vez, o Ciclo Ato Criador tem a proposta de refletir e debater sobre a experiência do ato criador e seus múltiplos atores e práticas como potência de transformação.

SERVIÇO:

CICLO O ATOR CRIADOR - 5ª edição

Debate com o escritor português Valter Hugo Mãe

Dia: 04 de agosto, terça-feira.

Horário: 18h

Entrada gratuita - retirada de senhas a partir das 17h.

Biblioteca Parque Estadual – Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro - RJ

Teatro Alcione Araújo:

Auditório Darcy Ribeiro – Capacidade 95 lugares