ASSINE
search button

Turismo celebra o Dia Nacional do Selo

Compartilhar

No próximo sábado, 1º de agosto, comemoram-se os 172 anos da publicação do primeiro selo postal do Brasil. Para celebrar a data, o Ministério do Turismo realizará uma ação nas redes sociais apresentando alguns dos selos que marcaram a história do Brasil e contribuíram para a divulgação dos destinos turísticos do país.

Ao estampar imagens de praias, de monumentos históricos e de destinos pouco conhecidos, os selos espalham também informações sobre o patrimônio do país, algo que atinge mais que remetentes e destinatários. Mesmo em tempos em que o e-mail e os aplicativos para celular tornaram a comunicação a distância instantânea, a troca de cartas e o envio de encomendas ainda exigem a presença dos selos.

Há inclusive quem colecione, troque e até venda estes pequenos papeis em álbuns. O colecionador de selos Reinaldo Estevão de Macedo, 55 anos, afirma que, com o passar do tempo, o selo postal ultrapassou a finalidade original de comprovar a entrega de correspondência e “tornou-se um transmissor de cultura do país”, afirma.

A paixão pelos selos, diz ele, teve início aos treze anos ao ganhar um caderno de selos do irmão. Este ano, Reinaldo dedicou-se a uma coleção especial para homenagear o aniversário da capital do Brasil, que está em exposição na sede dos Correios em Brasília.

Nestes 172 anos circulando pelo Brasil, os selos postais já homenagearam grandes marcos históricos, ícones culturais e vários atrativos turísticos do país. E apesar das cartas estarem caindo em desuso, nos últimos quinze anos foram lançados 35 novos modelos de selos postais no país. Em 2011, foi feita uma série especial de selos postais de quatro cidades históricas brasileiras: Ouro Preto (MG), Mogi das Cruzes (SP), Mariana (MG) e Sabará (MG). Ao todo foram produzidos 960 mil exemplares em homenagem a essas cidades.

A escolha do tema do selo é feita pela Comissão Filatélica Nacional com base em ideias recolhidas anualmente de órgãos governamentais, instituições socioculturais e da sociedade. Entre os motivos mais frequentes estão datas comemorativas, preservação ambiental e turismo.

Os selos ajudam a divulgar a cultura brasileira, hoje um dos grandes atrativos do país. Com um número cada vez maior de festivais, edificações tombadas pelo patrimônio histórico, além de manifestações sociais e religiosas, é cada vez mais fácil encontrar quem planeje as férias desejando visitar um destino referência em cultura.