ASSINE
search button

Artista plástico Luiz Aquila participa do festival de Inverno de Petrópolis com show de cores

Abertura será no dia 18 de julho, no Espaço de ArteMiguel Salles, em Itaipava 

Compartilhar

O segundo semestre de 2015 começou a todo vapor para o artista plástico Luiz Aquila. Em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, com uma obra em homenagem aos 50 anos de Maria Bethânia; e com uma mostra individual no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Luiz Aquila inaugura a exposição “Coral de Pintura”, no dia 18 de julho, no Espaço de Arte Miguel Salles, em Itaipava.

A programação faz parte do tradicional Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pela Dell’Arte, que este ano realiza a 15ª edição da festa. Durante 10 dias, de 10 a 19 de julho, uma farta programação cultural tomará conta da Região Serrana, com shows, debates, oficinas e apresentações de dança.

Em Itaipava, o Espaço de Arte Miguel Salles exibirá sete grandes pinturas de Luiz Aquila, que estarão expostas suspensas, em forma de semicírculo. Com 210 x 140 cm, as obras como anjos, estarão pairando sobre o acervo de antiguidades do local, que expõe mobiliário antigo, estatuária barroca brasileira, oratórios, peças de bronze e mármore, lustres e, eventualmente, instrumentos musicais e automóveis vintage.

A mostra de Luiz Aquila será aberta ao público no dia 18 de julho, às 21h. Na ocasião, haverá um pocket-show de Mariano Trio, com participação especial da cantora Samanta Dias (cantores e músicos conhecidos pela qualidade inerente à Cidade Imperial, que interpretarão canções que falam de cor e pintura). “As telas começaram a ser realizadas como uma obra aberta para uma instalação no MAM de São Paulo, em 2013. Neste ano de 2015, acrescentei mais pintura sobre as telas e aplicação de outros materiais como papel e borracha”, explica o artista.

Morador de Petrópolis desde 1988, há 27 anos Luiz Aquila aproveita o inverno na região para produzir suas pinturas. “É uma época mais calma, mais luminosa. Concentro toda a minha energia e movimento nos meus trabalhos”, comenta o artista, que entre uma pintura e outra costuma caminhar pelas montanhas e ler ouvindo uma boa música. 

Sobre as delícias da estação, ele indica: “As lindas ruas do Centro Histórico abrigam mansões que podem ser apreciadas através dos gradis que cercam seus jardins. Nas vitrines das confeitarias e padarias, mesmo as mais simples, têm sempre coisinhas maravilhosas para serem provadas.

Quem subir a Serra também deve visitar o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, a Casa Santos Dumont, com belo exemplo pioneiro de arquitetura funcional, e a Catedral São Pedro de Alcântara, erguida em sóbrio estilo neogótico”, lista Luiz Aquila.

SOBRE O ARTISTA

Nos anos 60, Luiz Aquila iniciou os estudos de pintura, xilogravura, gravura e litografia, passando por cursos de artes plásticas no Rio de Janeiro, Paris, Portugal e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no mundo, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. Lecionou em Portugal, Peru, Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde também foi diretor. Com mais de cinco décadas dedicadas às artes, Aquila é um dos criadores e influência marcante na “Nova Pintura Brasileira” dos anos 80, movimento carioca de revalorização que congregou nomes como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Daniel Senise. Em 2013, Luiz Aquila completou 50 anos de carreira, com uma retro spectiva no Paço Imperial e com um lançamento de um livro contemplando toda a sua trajetória.

SERVIÇO

Exposição Coral de Pinturas

Abertura para o público: 18 de julho, às 21h.

Período: de 18 de julho a 02 de agosto.

Local: Espaço de Artes Miguel Salles, Estrada União Indústria, 7.555, Itaipava, Petrópolis.

Horário de visitação: de 2ª a sáb., das 10h às 19h. Dom., das 10h às 18h.

Telefones: (24) 2222-0113/ 2222-0374