ASSINE
search button

Workshop promove mapeamento criativo do centro do Rio

Coletivo Garapa conduz atividade de registro em fotos, textos e vídeos humanizados

Compartilhar

A Caixa Cultural Rio de Janeiro promoverá, de 21 a 26 de julho (terça-feira a domingo), o workshop Histórias latentes, para realizar um mapeamento criativo, emotivo e geográfico do centro da cidade. Promovida pelo Coletivo Garapa, a oficina de experimentação e criação multimídia é gratuita e tem 30 vagas. As inscrições devem ser feitas, de 1º a 15 de julho, pelo site https://garapa.org/historias/.

Os participantes do workshop buscarão histórias de pessoas e suas lembranças, além de fazerem o registro das paisagens das áreas próximas à Caixa Cultural. O resultado final do trabalho será um painel que, usando vários tipos de mídia como fotos, textos e vídeos, não só reproduza o espaço físico pesquisado, mas humanize a cidade, traduzindo a relação das pessoas com ela.

"É quase a criação de uma psicogeografia, um mapeamento afetivo da cidade, em que as memórias das pessoas se conectam com a paisagem urbana. Queremos desconstruir formatos, confrontando as fronteiras entre o documental e a ficção", afirma Paulo Fehlauer, que integra o Garapa juntamente com Leo Caobelli e Rodrigo Marcondes, todos fotógrafos e jornalistas.

Bate-papo

Além da oficina, o Coletivo Garapa promoverá no dia 23 de julho (quinta-feira), um bate-papo aberto ao público, às 19h, em que os integrantes do grupo falarão sobre o trabalho deles e a desconstrução das fronteiras entre linguagens audiovisuais e a fotografia.

Fundado em 2008, o Coletivo é responsável por uma reconhecida produção independente nas áreas de documentário, fotografia e artes visuais, tendo participado de mostras internacionais no Rio de Janeiro e em São Paulo.