ASSINE
search button

Projeto une mini porções e receitas tradicionais na Itália

Criado na Sardenha, restaurante abrirá casas em quatro regiões

Compartilhar

Aperitivos e mini porções para degustar especialidades regionais em apenas uma garfada. Essa é a fórmula gastronômica do "Assaggia", restaurante criado em 2014 em Porto Rotondo, na ilha italiana da Sardenha, e que propõe pratos pequenos à base de receitas tradicionais e produtos locais, da entrada à sobremesa.

E agora a marca está se expandindo, tornando-se "Assaggia Italia" e com planos de ter estabelecimentos em quatro regiões diferentes. A primeira inauguração será em Roma, no outono europeu, e em seguida serão abertos restaurantes na Toscana, na Emilia-Romana e na Sicília. O plano de ampliação foi apresentado na reabertura para o verão da casa original.

Em breve, ao cardápio tipicamente sardo serão acrescentadas iguarias como "pappa ao molho de tomate", "tortellini e tagliatelle à bolonhesa" e "massa alla Norma". Outra novidade de 2015 é uma porção de peixe cru preparada com o pescado local.

"Com o 'Assaggia Italia', levaremos a cada região os sabores e saberes da cozinha mais genuína, transmitidos de geração para geração", disse Leonardo Stabile, idealizador da iniciativa.

"Queremos tornar a gastronomia local um 'must' entre os pequenos restaurantes e nas ocasiões de convívio. Serão estudados e colhidos os saberes culinários de diversos territórios, para reler a tradição em termos atuais e propô-la de outras maneiras", disse o chef Angelo Troiani, parceiro do "Assaggia".