ASSINE
search button

Espetáculo "Silêncio!” retorna em temporada gratuita no Espaço Furnas Cultural

Compartilhar

Depois da aplaudida apresentação no Festival de Teatro de Curitiba e de vários prêmios e indicações desde a estreia em 2014, a peça “Silêncio!”, com texto de Renata Mizrahi, volta para mais uma temporada carioca. Serão duas semanas entre 24 de julho e 2 de agosto no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, com sessões gratuitas às 20h, nas sextas e nos sábados, e às 19h nos domingos.

Já são três prêmios no currículo – Melhor Atriz para Suzana Faini no Prêmio Cesgranrio e no Prêmio Fita, e Melhor Ator para Jitman Vibranovski (nesta temporada substituído por Léo Wainer) no Prêmio Fita, os três em 2014 – e seis indicações: Melhor Texto no Prêmio Cesgranrio e no Prêmio FITA, Melhor Espetáculo Júri Popular no Prêmio FITA, Melhor Atriz para Suzana Faini no Prêmio Shell, Melhor Atriz Coadjuvante para Verônica Reis e Revelação para o ator Vicente Coelho, ambos no Prêmio FITA; todas no ano passado.

”Humor, drama, histeria, compaixão, crueldade, saudosismo. Assim é o clima de “Silêncio!”, peça de Renata Mizrahi. O espetáculo leva à cena temas tabus como a discussão sobre as judias polacas (jovens do Leste Europeu que vieram para o Brasil no final do século 19 e início de século 20, e aqui se tornaram prostitutas), as relações familiares, os conflitos de gerações e os preconceitos.  

A direção do espetáculo é da própria autora com Priscila Vidca, dupla indicada ao prêmio revelação de Melhor Direção na FITA 2013 por “Os Sapos.  No elenco, estão a veterana Suzana Faini, Léo Wainer, Elisa Pinheiro (na personagem que foi de Karen Coelho), Verônica Reis (que se reveza com Paula Sandroni), Alexandre Mofati, Gabriela Estevão e Vicente Coelho.

Um jantar judaico é o pano de fundo para a discussão de um tema tabu até hoje: as jovens judias que vieram do Leste europeu no final do século XIX e início do século XX, e que se tornaram prostitutas na América, as famosas “polacas”. Os conflitos de gerações regem a peça que apresenta uma grande virada no final. O espetáculo tem diálogos dinâmicos, com boa dose de humor ácido e perturbador.

O texto foi escrito por meio do Edital Apoio à Pesquisa e Criação Artística 2010 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado e Cultura. A autora foi selecionada para elaborar uma obra sobre seu tema de pesquisa: as chamadas “judias polacas” no Rio de Janeiro. A pesquisa contou com orientação de dramaturgia do diretor Moacir Chaves. Renata escreveu um texto que se passa nos dias atuais durante uma reunião familiar e, em seguida, foram realizadas três leituras dramatizadas na cidade. A tirar por essas leituras, o público vai se identificar de imediato com a história, baseada em afetos e comportamentos que frequentemente surgem nas reuniões familiares: humor, histeria, crueldade, compaixão e saudosismo.

A história se passa nos dias de hoje, num jantar de família judaico, em que o patriarca David (agora interpretado por Léo Wainer), marido de Esther (Suzana Faini), conta que está escrevendo um livro sobre sua vida. As revelações provocam indignação, brigas e um final surpreendente. O texto de Renata Mizrahi apresenta diálogos dinâmicos, mesclando drama e humor. O cenário do espetáculo é de Nello Marrese; a iluminação de Renato Machado e o figurino é de Bruno Perlatto.

SERVIÇO: Espetáculo “Silêncio!”

Local: Espaço Furnas Cultural. Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo

Dias: 24, 25, 26 e 31 de julho e 1º e 2 de agosto

Horário: 20h (sextas e sábados) e 19h (domingos)

Entrada Franca. Os ingressos serão distribuídos a partir das 14h, nos dias dos espetáculos,1  (um) ingresso por pessoa, limitados à capacidade do auditório

Classificação etária: 14 anos

Capacidade de público por sessão: 192 lugares

Informações: 2528-5166