ASSINE
search button

'Brasilidade e Jazz' homenageia Fernando Brant

Compartilhar

A receita é simples. Um tema: o Brasil e seus elementos rítmicos; e um desafio: a improvisação. Essa é a base do caldo do show “Brasilidade e Jazz” que o trio de Fernando Pereira apresentará nesta quinta-feira, 02 de julho, no palco do Godofredo Rio, na Rua Martins Ferreira, 48 - Botafogo, Rio de Janeiro, a partir das 21h.

O trio é formado pelos músicos Fernando Pereira, na bateria, Berval Moraes, no baixo, Fernando Moraes no Piano e arranjos e com a participação da cantora Valéria Mariano, que foi backing vocal de Alcione, Luiz Melodia e outros artistas da MPB.                                                             

O repertório é diversificado e passeia por ritmos como – o samba, o baião, o xote, chorinho e muita bossa nova. As famosas “Samba do Avião”, “Esse seu Olhar”, “Garota de Ipanema”, “Wave”, “Brigas nunca mais”, “Insensatez”, de Jobim e Vinícius, “Canto de Ossanha”, “Berimbau”, de Baden e Vinícius “Vou deitar e Rolar”, de Baden Powell e Paulo César Pinheiro, Vatapá, de Dorival Caymmi são algumas das músicas interpretadas pelo grupo e na voz da cantora Valéria Mariano. 

O show apresenta também releituras de clássicos como “Choro de Gafieira”, de Astor Silva, “Café com Pão” e Rã, de João Donato, “Rio Amazonas”, Dori Caymmi.  “Energia” e “Um Tom para Jobim”, do saudoso mestre Sivuca. 

Em reverência ao poeta do Clube da Esquina e ao espaço mineiro do Godofredo Rio, o grupo prestará uma homenagem ao compositor Fernando Brant, que morreu recentemente. Serão apresentadas pérolas conhecidas do público, tais como: “Travessia”, “Canção da América”, “Bola de Meia-bola de Gude”, “Para Lennon e McCartney”, entre outras.

Com a direção musical do pianista Fernando Moraes, esse repertório foi concebido para que Fernando Pereira pudesse mostrar toda a linguagem e expressividade brasileira da sua bateria, com a participação especialíssima da cantora Valéria Mariano. “É um show de música instrumental que coloca na linha de frente a bateria e a percussão com os arranjos coletivos do trio. É a bateria quem conduz o trio pela riqueza sonora e de ritmos brasileiros”, diz Fernando.

A trajetória de Fernando Pereira é longa pelos caminhos da música brasileira. Nascido no Pará e radicado no Rio de Janeiro, o baterista foi aluno de Edgar Nunes Rocca e Bob Wyatt, e tocou com os maiores artistas do país como Luiz Gonzaga, Radamés Gnattali, Chiquinho do Acordeom, Zé Menezes, Cauby Peixoto, Leni Andrade, entre outros. Sua sólida formação musical se desenvolveu ainda mais quando integrou o grupo do maestro e compositor Sivuca, com quem trabalhou durante dez anos, excursionando por toda a Europa.