ASSINE
search button

Caixa Cultural oferece oficina de roteiro audiovisual

A atividade, inédita na cidade, é gratuita e contará com intérpretes de Libras em todas as aulas

Compartilhar

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove, de 7 a 12 de julho (terça-feira a domingo), uma oficina gratuita de roteiro audiovisual,  ministrada pelo diretor e roteirista, Bosco Brasil. A atividade é destinada a escritores e ao público em geral que tenha interesse em desenvolver um trabalho nessa área. As aulas de quatro horas diárias contarão com intérpretes de Libras, possibilitando que portadores de deficiência auditiva participem. As inscrições devem ser feitas até 3 de julho (sexta-feira) pelo e-mail [email protected]  

Durante a oficina, os participantes conhecerão as peculiaridades do cinema e da televisão e terão um breve panorama da atividade profissional para roteiristas no Brasil. Os temas abordados abrangem todos os passos para se desenvolver um roteiro audiovisual como elementos de formatação, personagens, ação, narrativas e outros. 

A Oficina de roteiro audiovisual com Bosco Brasil fará análise e comentários de trechos de roteiros já filmados e exposição oral, tudo acompanhado de material  gráfico, além de exercícios práticos. 

“Gosto de denominar a oficina de ‘Primeiros socorros para roteiros audiovisuais’, na intenção de fazer uma alusão à pequena caixa que antigamente às pessoas tinham em casa para cuidar de acidentes. A oficina é isso: regras básicas que funcionam no conjunto para elaboração de um roteiro. Quem não tem experiência vai curtir muito as aulas e quem já tem algum trabalho desenvolvido vai ter a oportunidade de receber um feedback e uma orientação de alguma obra em desenvolvimento”, explica Bosco. 

Para o prestigiado autor de teatro e televisão, o roteiro é o documento-chave, onde todos os outros profissionais envolvidos com a realização de um produto audiovisual baseiam seu trabalho. Mais informações sobre a oficina podem ser obtidas no endereço  www.facebook.com/oficinaboscobrasil. 

Bosco Brasil:

Formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Bosco foi roteirista de diversas novelas e programas da Rede Globo e Rede Record, com destaque para Bicho do Mato e Tempos Modernos. Foi também colaborador das novelas como Anjo Mau, Malhação e Carga Pesada. Seus mais recentes trabalhos são os especiais de final de ano da TV Record e a premiada série Conselho Tutelar. 

No cinema, Bosco é autor do longa-metragem Tempos de Paz, escrito a partir de sua peça, que foi dirigido por Daniel Filho e estrelado por Tony Ramos e Dan Stulbach.  Como autor, conquistou os prêmios Molière e Shell, em 1994, com a peça Budro. Seu texto mais conhecido e encenado no mundo inteiro, Novas Diretrizes em Tempos de Paz, ganhou o prêmio Shell e APCA de 2001. Em 2009, venceu o Shell e foi indicado aos prêmios Qualidade Brasil e APTR por Cheiro de Chuva. Este espetáculo ficou em quinto lugar na votação online dos melhores do ano do Guia da Folha. 

Sua obra é objeto de pesquisa de inúmeras teses e dissertações em universidades do país. Bosco foi, ainda, um dos escritores convidados para o Salão do Livro em Paris este ano.  

Serviço:

Oficina de roteiro audiovisual com Bosco Brasil

Entrada Franca

Data:  7 a 12 de julho ( terça-feira a sábado)

Horário: das 14h às 18h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Inscrições: até 30 de junho pelo e-mail [email protected]

Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)