ASSINE
search button

Vida e obra do poeta francês Artaud inspiram montagem em SP

Primeiro capítulo da biografia coreografada pela Taanteatro já está em cartaz

Compartilhar

Para quem conhece Antonin Artaud ou mesmo para quem nunca ouviu falar dele, a dica é acompanhar a trilogia “cARTAUDgrafia” da Taanteatro, que ao longo deste ano fará um mapeamento da vida e obra do poeta e dramaturgo francês. O primeiro capítulo está em cartaz somente até domingo (31) no espaço O Lugar, na Rua Augusta, e é baseado na troca de cartas entre o poeta e o editor da revista parisiense “La Nouvelle Revue Française”, Jacques Rivière, entre 1923 e 1924. “As cartas dele eram melhores que os poemas”, diz Wolfang Pannek, diretor do espetáculo, destacando que é a primeira vez no Brasil que uma montagem se baseia nesta correspondência.

Pannek, que é admirador do artista desde a adolescência, adverte que não está “montando” nenhuma peça do dramaturgo. “Fazemos uma espécie de exposição coreográfica”, define ele,  ressaltando que Artaud é apresentado em três fases: criança, jovem e adulto. “Nosso interesse é mostrar a luta dele pela liberdade autêntica”. 

Essa “luta”, Artaud não travou sozinho. A peça também apresenta suas grandes referências artísticas e filosóficas como o escritor e filósofo alemão Nietzsche e o pintor Van Gogh, representados no palco por intérpretes com diferentes origens artísticas. 

Artaud se consagrou pela autenticidade de seus textos, nos quais deixava suas angústias e verdades escancaradas. Teve uma infância conturbada e foi internado em um manicômio durante a Segunda Guerra. “Ele acreditava que o Ocidente estava acabado”, pontua o diretor da peça anunciando o próximo capítulo, que será uma adaptação de “Viagem ao País dos Tarahumaras”, em que o poeta encontra a tribo mexicana. 

A trilogia será encerrada com a obra, considerada por Pannek, o ápice da carreira literária do francês. “Todo mundo espera ver ‘O Momo’”, resume o diretor. As “cARTAUDgrafia 2” e “cARTAUDgrafia 3” estarão no segundo semestre no Espaço Cênico Viga, em São Paulo. “Queremos que as três sejam apresentadas em sequência, em novembro e dezembro. Vamos batalhar por isto”, planeja o diretor. 

“cARTAUDgrafia 1 – Uma Correspondência” 

Taan teatro Companhia 

Espaço Cênico O Lugar – Rua Augusta, 325 

29 e 30 de maio, 21h 

31 de maio, 20h R$ 20