ASSINE
search button

Exposição no Espaço Cultural Heloneida Studart presta homenagem às mulheres

Compartilhar

Com realização da Nossa Galeria de Arte, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) traz ao público exposição de aquarelas que retratam mulheres de diferentes países. Estamos falando da exposição individual "Sou Assim" da artista plástica Maria Cecilia Camargo, que está aberta à visitação no Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até o dia 18 de junho. A entrada é gratuita. 

A exposição "Sou Assim" apresenta 17 retratos de mulheres de diversos países, idades e raças, que, segundo Xanda Nascimento - Curadora da Nossa Galeria de Arte - "contam em cada olhar diferentes histórias, ressaltando a beleza peculiar e autêntica, próprias do universo feminino". Ela também comenta que "nas aquarelas de Maria Cecilia Camargo a suavidade das pinceladas, a pureza das cores, a delicadeza das formas, a sutileza das sombras, delineiam detalhes permeados de significados intrínsecos que discorrem sobre a expressão da sensibilidade da mulher com seus desejos e mistérios".

Desde cedo a curitibana Maria Cecília demonstrou seu amor pela arte; ainda criança frequentou a Escola de Arte da Biblioteca Pública de Curitiba. A partir da década de 70 a artista passou a morar no Rio de Janeiro. Formada em Design de Interiores pela Faculdade Cândido Mendes/RJ, também cursou na instituição "História da Arte" com Cristina Sá e "Desenho Livre" com Marcos Chaves. 

Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - instituição de excelência no ensino da arte contemporânea - cursou "Imagem do desenho aos outros meios" com Carli Portella, "Modelo vivo" com Gianguido Bonfanti, "Cores" com José Maria Dias da Cruz e "Desenho contemporâneo" com Orlando Mollica. 

No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro cursou "Desenho livre" com Aluísio Carvão. Na cidade de Curitiba/PR cursou "Desenho e tintas naturais", com Viviane Zeni, no Museu Alfredo Andersen e, com Lélia Brown, cursou "Desenho de figura humana: rosto e mãos" no Solar do Rosário. 

A artista trabalha com diversas técnicas, mas tem predileção pelo desenho, tanto que, ao se definir, Maria Cecilia diz ser "filha do lápis e do papel". Fascinada pela figura humana, especializou-se neste tipo de representação, passando temporadas dedicadas ao estudo dessa arte em museus e galerias de Londres.

Serviço:

Espaço Cultural Cedim Heloneida Studart

Rua Camerino, 51 - Centro

Rio de Janeiro - RJ

(21) 2334-9527