ASSINE
search button

Quadrinista cult Marcatti ganha biografia

Lançamento do livro Marcatti– Tinta, suor e suco gástrico acontece hoje (20), no Rio

Compartilhar

Filho da mesma geração de Glauco, Larte e Angeli, o paulista Marcatti enfim ganha uma biografia. Ao contrário dos colegas, que seguiram para jornais e editoras, ele optou pelo caminho do faça?você?mesmo. “Ao desenhar, imprimir e vender por conta própria, abordando sexo e escatologia, ele se tornou um símbolo da contracultura nacional”, explica o autor Pedro de Luna, 40 anos, também autor de Niterói Rock Underground 1990?2010. “Nos anos 80, desenhava e imprimia as HQs de dia e vendia pelas ruas de Sampa à noite”.

A parceria entre Marcatti e a banda Ratos de Porão também gerou uma visibilidade para o quadrinista no meio musical. Sua primeira capa, para o álbum Brasil, foi um divisor de águas tanto para a banda quanto para o artista. Ele ainda ilustrou a capa de mais dois álbuns da banda. Uma revista em quadrinhos do grupo também foi lançada, mas, infelizmente, descontinuada por erro na estratégia da editora.


O episódio, somado a outras decepções, foram o motivo para ele parar de desenhar quadrinhos por sete anos. “Esse é o grande arrependimento dele. Hoje ele reconhece que nunca deveria ter parado”, conta Luna.

A biografia também aborda o lado músico e luthier do quadrinista, que toca baixo e guitarra, já integrou várias bandas e, durante alguns anos fabricou instrumentos musicais personalizados com seus desenhos. 

Entre as várias passagens deliciosas do livro, está lá o episódio em que sua mão começou a derreter quando limpava uma chapa da impressora offset. Esse causo mereceu uma ilustração inédita feita para o livro.

A obra é parte da Série Recordatório, uma coleção de livros de bolso que pretende ajudar a preservar a memória dos quadrinhos brasileiros.

É o terceiro livro da coleção que já conta com Primaggio Mantovi – O mestre de estilo versátil, de Nobu Chinen, pesquisador da área; e Ivan Saidenberg – O homem que rabiscava, de Lucila Simões Saidenberg, filha do artista falecido em 2009.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Marcatti – Tinta, suor e suco gástrico, de Pedro de Luna, com a presença do autor (Editora Marsupial, 80 págs, R$ 25)

Data: 20/05 Quarta?feira, a partir das 18h. Entrada franca

Local: Livraria Cultura Cine Vitória ? Rua Senador Dantas 45, Cinelândia ? tel.: 3916?2600