ASSINE
search button

'Capitão covarde', Schettino inspira música na Itália

Hit 'Errar é humano, abandonar é Schettino' foi feito por Kendan

Compartilhar

Três anos após o naufrágio do navio Costa Concordia, o comandante Francesco Schettino ainda é tema de conversas e brincadeiras na Itália. Dessa vez, o famoso "capitão covarde" inspirou um rap que diz que "errar é humano, abandonar é Schettino". 

A música foi feita pelo cantor Kendan, nome artístico de Enrico Lorea, que vive em Perugia. Segundo ele, a música serve para chamar a atenção para a "responsabilidade profissional e humana do comandante". "Imaginem um bombeiro que, diante de um incêndio, foge antes de salvar as pessoas? Agora imagem o mesmo bombeiro fugindo do fogo causado por ele mesmo", criticou o músico.    

Para ele, a atitude de Schettino é uma "ocasião de reflexão sobre a sociedade e sobre a mentalidade italiana de capturar os problemas coletivos a partir das histórias individuais".    O clipe da música foi produzido pela MGV Corporation e tem um ator no papel de Schettino, que nas imagens se sente atormentado pelas vítimas do naufrágios e com peso na consciência. 

Kendan ganhou a mídia italiana recentemente ao divulgar um vídeo contra as acusações de que Perugia tinha se tornado "capital da droga". Schettino foi condenado a 16 anos e um mês de prisão pelo naufrágio do Costa Concordia, em 13 de janeiro de 2012, que provocou a morte de 32 pessoas. Ele foi acusado de ter abandonado o navio antes dos passageiros. O comandante, no entanto, ainda está em liberdade, pois sua sentença é de primeira instância. O navio de cruzeiro afundou após se chocar contra rochas da ilha de Giglio, na Itália. A embarcação permaneceu atolada e inclinada por anos, até ser rebocada em uma complexa operação.