ASSINE
search button

LEVADA traz Caio Prado, Bruno Capinane Raquel Coutinho em maio

Os três artistas do Rio, da Bahia e de Minas lançarão discos novos

Compartilhar

A quarta edição do Levada segue em maio com três jovens artistas mostrando seus novíssimos discos: Caio Prado (Rio de Janeiro) lança “Variável eloquente” nos dias 15 e 16, Bruno Capinam (Bahia) lança “Tudo está dito” nos dias 22 e 23, e Raquel Coutinho (Minas Gerais) lança “Mineral” nos dias 29 e 30 de maio, no Oi Futuro Ipanema.

 

A cada ano, o curador Jorge Lz e a equipe da Zucca Produções se surpreendem com tantas sonoridades que encontram pelo Brasil. O projeto, que a partir de agora se chama simplesmente Levada, tem sido um passaporte para a chegada desses talentos aqui na cidade, reconhecida vitrine artística da nação musicalíssima que nós somos.

 

“Desde 2012, o Levada teve o cuidado de fazer um panorama do que rola de mais interessante no novo cenário musical brasileiro. Jogar luz nos novos e formar público são os principais objetivos do projeto. Nesta quarta edição a ideia é continuar desbravando as cinco regiões do país e trazer para o Rio de Janeiro 14 artistas de qualidade indiscutível para lançarem seus discos diante de uma plateia ávida por novidades”, diz Jorge Lz.

 

E por falar em novidade, lá vai a primeira: a implementação de um TweetChat, a ser realizado nas sextas-feiras, às 19h, com duração prevista de meia hora. A proposta é reunir o artista, sua produção e a equipe do Levada para pensar música, debatendo, com o público, as particularidades desse mercado independente. Como os artistas jovens lançam seus trabalhos? Usam as leis de incentivo? Têm empresas próprias? Como vivem de música nas suas cidades natais? Questões como essas estão na mira dos organizadores do Levada.

Os shows serão realizados às sextas-feiras e aos sábados, totalizando 28 apresentações entre abril e outubro. Leia um pouquinho sobre as atrações de maio:

CAIO PRADO – 15 e 16 de maio

Cantor e compositor de personalidade, dono de um timbre especial, que promove experimentações estéticas na música através de metáforas e melodias ímpares, o carioca Caio Prado vai lançar “Variável eloquente”, seu álbum de estreia, no Levada. Ao todo, são dez faixas autorais, com uma proposta minimalista. O disco foi construído em torno de um violão acompanhado por um quarteto de cordas. Para o show, o cantor preparou um repertório que mescla faixas do disco, com outras inéditas de sua autoria e também releituras de artistas como os mineiros do Clube da Esquina e a banda inglesa Radiohead. Caio Prado vai cantar no Levada acompanhado por Felipe Rodrigues no violão e Federico Puppi no violoncelo. A produção musical é de Clemente Magalhães e Maycon Ananias e os arranjos para quarteto de cordas são de Maycon Ananias. 

BRUNO CAPINAN – 22 e 23 de maio

Nascido em Salvador, o cantor, compositor e ator Bruno Capinan vai lançar “Tudo está dito” (selo Maravilha8) no Levada. Inédito e autoral (todas as faixas são só de Bruno, apenas uma delas em parceria com o produtor do disco Luizão Pereira), o álbum partiu de um repertório de mais de 100 canções escritas e algumas certezas, uma delas de que seria sobre um tal mulato, tendo o Rio como ponto de partida. A bolacha foi produzida na improvável rota aérea Salvador, Rio de Janeiro, Lisboa, Fortaleza e Toronto. 

“Tudo está dito” conta com a colaboração de músicos como Domenico Lancellotti, Mallu Magalhães, Bruno di Lullo, Junix e Dois em Um. A participação de Mallu Magalhães foi além do dueto com Capinan em “Sambolento”: o projeto gráfico do álbum é todo ilustrado em aquarelas da jovem cantora, que se propôs a dar vida às ideias de trazer um pouco de Madame Satã, Assis Valente e Marcel Duchamp, por exemplo, para a arte, unindo fúria e delicadeza como a própria música de Capinan.

RAQUEL COUTINHO – 29 e 30 de maio

Reconhecida por suas criações que exploram o universo percussivo e eletrônico, Raquel Coutinho vai lançar o segundo álbum, “Mineral” no Levada. Inspirado na fusão da natureza com a cidade, o disco traz os timbres da música afro-brasileira, combinados à percussão corporal e texturas de voz. A cantora estará acompanhada por Marcos Suzano na percussão, Sacha Amback no teclado e André Valle na guitarra.

 Suas composições transitam pelos tambores de Minas e também pela linguagem digital contemporânea. Os arranjos utilizam a voz da cantora como percussão e harmonia, que brincam com pedais de loops, distorções e samplers. O resultado é um som autoral, difícil de ser rotulado, próximo do que está sendo chamado de MUB (Música Universal Brasileira).

Levada, serviço

Local: Oi Futuro Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54/2º andar – Ipanema

Dias: 15 e 16 (Caio Prado); 24 e 25 (Bruno Capinan) e 29 e 30 de maio (Raquel Coutinho), sextas e sábados, sempre às 21h

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Duração: 90 minutos

Classificação etária: 14 anos

Capacidade de público por sessão: 94 pessoas

Informações: Oi Futuro - (21) 3201.3010 / Zucca Produções – (21) 2556.5265 / (21) 98527.0270