ASSINE
search button

1ª edição de 'Cem Anos de Solidão' é roubada na Colômbia

Livro pertencia a colecionador particular

Compartilhar

Um exemplar da primeira edição do livro "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, foi roubada na Feira do Livro, que ocorre em Bogotá, na Colômbia. O relato do sumiço da peça foi feito pelo próprio dono da raridade, Alvaro Castillo, e confirmado pelas autoridades neste domingo (03).

    "O que aconteceu é terrível. Todos nós colombianos fomos derrubados. Não há dinheiro que pode pagar o que ocorreu, estou muito triste. Nunca mais emprestarei nada para evento públicos e, muito menos, para a Feira do Livro", afirmou Castillo. Além da obra de Gabo, o colecionador emprestou outras 32 raridades para o evento.

    O exemplar roubado faz parte do primeiro lote de "Cem Anos de Solidão", da editora Sul-Americana, lançado em 1967, que teve apenas oito mil impressões comercializadas. Ele estava exposto no pavilhão de Macondo, convidado de honra da 28ª edição da feira e tinha uma vigilância especial por câmeras.

    O especialista ressaltou que quem levou a cópia sabia de seu valor, mas dificilmente conseguirá vendê-la, já que há um mandado policial pela peça. Castillo é considerado o maior colecionador de obras de literatura da Colômbia. Tanto amor aos livros rendeu a ele uma dedicatória escrita pelo próprio García Márquez na primeira página. (ANSA)