ASSINE
search button

Praça Tiradentes no Rio tem atrações culturais todo primeiro sábado do mês

Compartilhar

Exposições, feiras, apresentações musicais e teatrais são algumas das atividades oferecidas hoje (2) no Circuito Tiradentes Cultural que ocorre em torno da Praça Tiradentes, no centro do Rio. O projeto foi criado em 2014 e ocorre todo primeiro sábado do mês para promover a revitalização da região.

A Escola de Música Villa-Lobos, da Secretaria de Estado de Cultura, que integra o circuito, abriu suas portas ao público, com visita guiada e oficinas gratuitas de percussão. O diretor da escola, Carlos Valente, explicou que a novidade desta edição é a ocupação da praça com programação diurna, que antes ocorria somente dentro das 16 espaços culturais do circuito.

“Temos o Tiradentes Gastronômico, com 19 barraquinhas com quitutes, uma oficina de confecção de violinos em bambu, de azulejo, apresentações de música e danças e à noite teremos DJ de disco de vinil”, contou ele que espera que a ocupação da praça vire costume nas próximas edições.

O diretor do Teatro João Caetano, Daniel Dias da Silva, explicou que este ano a instituição, que fica em frente à Praça Tiradentes, idealizou a performance Histórias Reveladas em homenagem à região. “São 18 envelopes com fotos e imagens de pontos antigos aqui da praça. Um ator então interpreta textos de escritores da época, documentos, que se referem àquelas imagens, que as pessoas vão pegando descobrindo e revelando”, explicou ele. “É uma forma também de ajudarmos as pessoas a conhecerem um pouco mais da Praça Tiradentes, que tem muita história para contar”, completou.

A professora Glória Dias descobriu o circuito por acaso e gostou tanto que decidiu voltar. “Frequento a feira da Lavradio e aqui é caminho para lá. Gostei da iniciativa, um movimento cultural e gastronômico. Aqui nunca tem nada. As pessoas ficam muito só no shopping ou na praia. Eu gosto de coisa nova”, comentou ela.