ASSINE
search button

Corpo do ator Antônio Abujamra será velado no Teatro Sérgio Cardoso

Compartilhar

O corpo do ator, dramaturgo e apresentador Antônio Abujamra, será velado no Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo. Ele morreu na manhã de hoje (28), em casa, vítima de infarto.

Até o começo da tarde, a família aguardava a chegada do filho, o também ator e músico, André Abujamra, para liberação do corpo. André estava em Brasília.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, divulgou nota de pesar, lamentando a perda do ator e diretor teatral, destacando a trajetória artística de Abujamra. “Com imenso pesar, recebemos a notícia da morte do ator e diretor teatral Antônio Abujamra, ocorrida na manhã de hoje, 28, em São Paulo".

O ator nasceu em Ourinhos (SP), em 1932, e teve uma vida dedicada ao teatro. Era conhecido como um dos introdutores dos métodos de Bertold Brecht nos palcos brasileiros. Participou dos grandes movimentos de inovação teatral no Brasil.

A concepção transformadora da arte é um dos seus princípios como artista, manifestada no Teatro Oficina, no Grupo Decisão, Teatro Livre, Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e em tantos outros grupos ou palcos pelos quais passou, inclusive no programa Provocações, da TV Cultura, que Antônio Abujamra apresentou nos últimos 14 anos.

Na homenagem ao ator, o ministro Juca Ferreira destacou sua importância em diversos campos da arte, especialmente o teatro e o audiovisual. Isso ocorreu durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal.

Juca Ferreira manifestou os "mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e aos admiradores de Antônio Abujamra e de sua obra”.

O corpo de Abujamra será cremado amanhã (29), no Crematório de Vila alpina, na zona leste da cidade de São Paulo.