ASSINE
search button

John Nicholson pinta o cotidiano carioca na exposição A Praia

Artista norte-americano apresenta cenas das areias do Rio, a partir de 2 de maio

Compartilhar

Há quase quatro décadas vivendo no Rio de Janeiro, o artista americano John Nicholson ainda se surpreende diariamente com a vitalidade e a beleza da cidade maravilhosa. A luz, os espelhos d’água do mar e da Lagoa, as sombras das montanhas que contrastam e emolduram o cenário. Cenas corriqueiras como o passeio no calçadão, o vendedor de biquínis, crianças brincando no mar e jovens se bronzeando na areia estarão reunidas na exposição A Praia (The Beach), em cartaz de 02 a 31 de maio, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa.

A série de pinturas, que começou a ser desenvolvida em 2009, retrata bem o cotidiano das praias da Zona Sul. “Meu trabalho é sobre o meu autoexílio no Rio de Janeiro de luminosidade intensa, calor, com seus ritmos barulhentos e vitais. Gosto de captar a personalidade única da cidade”, resume o artista.

Formado em arte pela tradição norte-americana, em que realismo, fotorrealismo e pop art exercem forte influência sobre a pintura dos séculos 20 e 21, para John Nicholson, o mais importante nesse processo é poder utilizar a fotografia para capturar o indivíduo e lançá-lo no espaço pictórico, como se este fosse um espaço real, o seu habitat no dia-a-dia.

É por isso que o processo de criação do artista começa com a fotografia. Ele registra todas as cenas em diferentes horários, estações do ano e dias da semana, tanto no calçadão quanto nas areias do Leme, de Copacabana, de Ipanema e do Leblon. A partir das imagens, escolhe os ângulos preferidos, que servem de inspiração para as pinturas coloridas.  “Viver no Rio mudou o meu olhar. Aqui, com a orientação de Luiz Aquila e Claudio Kupermann, nos anos 1978 e 1979, pude ver essa cidade como algo plástico, que me envolvia como pintor. Lembra um pouco um filme do Kurosawa, em que a personagem caminha dentro de um quadro de Van Gogh. O Rio me dá isso.”

Com curadoria de Clarisse Tarran e texto de apresentação de Guido Cavalcante, a mostra reúne cerca de 30 pinturas a óleo produzidas nos últimos quatro anos. “John não se limita a pintar ou representar a percepção imediata da realidade à nossa volta, ao contrário, ele fragmenta ainda mais o curso dos acontecimentos, utilizando uma composição marcada pela sobreposição de espaços atuantes. Ele resumiu mais do que o tempo presente em seus temas”, escreveu Guido.

Além das praias vivas e iluminadas, poderão ser apreciadas na mostra algumas obras em que  o artista apresenta o contraste com a intimidade. Numa série de desenhos em aquarela, o personagem é uma bela mulher sozinha a caminhar pela praia e, em outra sequência  de obras, o cenário é  sua casa. “Quero mostrar também  o outro lado mais íntimo e  constante”, diz John Nicholson.

O projeto “A Praia”( The beach), que também pode ser visto no Solar do Jambeiro, em Niterói, recebeu prêmio da Fundação de Cultura de Niterói e  tem a produção de  Marcia Zoé Ramos| Escritório de Arte.

Nascido nos Estados Unidos, John Nicholson estudou no Programa de Artes Visuais da University of Houston e desde 1977 mora no Brasil. Foi professor do Parque Lage e, ao lado de Luiz Aquila e Charles Watson, deu aulas para inúmeros artistas da chamada Geração 80, entre eles Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise. Já participou de mais de 50 exposições no Brasil, em locais como MAM-RJ, MAM-SP, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Centro Cultural Cândido Mendes e Galeria Patricia Costa.

Serviço

“A Praia” ( The Beach), por John Nicholson

Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas  

Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa

Tel: (21) 2215-0621

Abertura: 02 de maio, às 16h

Período da mostra: 03 a 31 de maio

Horário de visitação: Terça a domingo, das 8h às 20h

Entrada gratuita