ASSINE
search button

Grand Théâtre Pão e Circo reestreia no Rio em curta temporada

Peça fala da sociedade que transforma fato em show e pessoa em celebridade

Compartilhar

“Grand Théâtre Pão e Circo” é uma sátira bufanesca contemporânea, com atuação performática da atriz Carol Kahro, que fala da sociedade espetacular, aquela que  transforma fato em show e pessoa em celebridade. A peça esteve por seis anos em temporada na Bahia e capitais do Nordeste e fez sua estreia no Rio de Janeiro em 2014, no Teatro Eva Herz. Em maio deste ano, retorna à cidade, com apresentações no Teatro da Sede das Cias, na Lapa.

A peça foi baseada na obra do escritor Guy Debord, “A sociedade do espetáculo”, e estabelece analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo”, arenas onde o sangue de gladiadores era derramado para entreter, e a mídia atual – nossos modernos “Freak-Shows”. O monólogo tem atuação, direção e roteiro de Carol Kahro, que foi premiada como melhor atriz com o Prêmio Braskem Melhores do Teatro em 2008.

Carol conta que debruçou-se sobre a obra de Guy Debord após início dos bombardeios do Iraque, em 2003: “Tive um choque quando assisti à transmissão ao vivo daquela guerra, como se fosse um espetáculo ou um objeto de consumo. Considerei intrigante escrever a respeito, de como podemos sentir pela violência a mesma atração que sentimos pela solidariedade”.

Durante a apresentação são utilizados recursos audiovisuais, em sua maioria trechos de registros telejornalístico verídicos, que seguem numa gravação contínua,com a interação sincronizada da atriz. Carol, em sua performance, se desdobra nas várias personagens, que passam a ser caracterizadas por mudanças sutis de tensão, nível e entonação; ela vai de um estágio a outro de maneira veloz, trazendo em sua interpretação vigor e intensidade que instiga a plateia do início ao fim.

Carol Kahro, baiana, escreveu sua primeira peça, “A Caixa”, aos 23 anos, que teve estreia em Curitiba em 2003. Aos 29 anos escreveu “Grand Théâtre Pão e Circo”, que estreou na Sala do Coro, em Salvador, e com a qual ganhou prêmio Braskem de melhor atriz. Desde então a peça esteve em cartaz por 6 anos nos principais teatros de Salvador e em capitais do nordeste.

O Teatro da Sede das Cias funciona como sede de três companhias teatrais, que disponibilizam a casa para a apresentação do trabalho de artistas de outras companhias com trabalhos no ramo experimental e inovador.

Serviço:

Grand Théâtre Pão e Circo

Data: 02 a 25/05/2015 – Sáb, Dom e Seg.

Hora: 20h Gênero: satírico/dramático

Duração: 60 minutos

Faixa etária: A partir de 14 anos Ingresso: R$ 20,00/10,00

Local: Sede das Cias

Rua Manuel Carneiro, 12 

Escadaria Selarón, Lapa, Rio de Janeiro, Rj

Tel: (21) 2137-1271