ASSINE
search button

Brasília comemora 55 anos com missa, shows, exposições e eventos esportivos

Compartilhar

As comemorações dos 55 anos de Brasília começaram cedo. Já nas nas primeiras horas da manhã, famílias e atletas tomavam as ruas da cidade com bicicletas, skates ou a pé para aproveitar o dia ensolarado e a programação diversificada. Para a festa deste ano, o governo do Distrito Federal programou 57 eventos em 27 locais diferentes. 

Na Esplanada dos Ministérios, católicos acompanharam a missa comemorativa celebrada pelo arcebispo emérito da capital, Dom José Freire Falcão. Ele lembrou o dia em que chegou à cidade e se encantou com o projeto sonhado pelo então presidente Juscelino Kubitschek e pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

"Cheguei oito anos depois da inauguração e fiquei maravilhado com a cidade e com sua arquitetura, que ainda estava começando. A imagem da beleza celeste. Na primeira missa ainda não havia nenhuma construção, o material ainda estava chegando para a construção da cidade", lembrou o arcebispo.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que acompanhou a missa ao lado da mulher, Márcia Rollemberg, destacou que hoje a cidade que ultrapassou os limites idealizados por Kubitschek enfrenta importantes desafios. Otimista, Rollemberg citou a saúde e educação como áreas prioritárias e mostrou-se confiante na solução dos principais problemas enfrentados pela população da capital.

"Vamos trabalhar para reduzir as diferenças sociais, promover o desenvolvimento, distribuindo renda, melhorando os serviços publicos especialmente nas areas de saude e mobilidade urbana, garantindo creche para todas as crianças. Os desafios sao imensos, mas não são maiores que a capacidade de realização da população de Brasilia. Com muita fé em Deus e com a ajuda do povo brasiliense, teremos dias melhores em Brasília", afirmouo governador.

Uma série de eventos foi agendada para celebrar os 55 anos da cidade, incluíndo manifestações artísticas e eventos esportivos. Apenas o projeto Brasília – Faz a Festa, que recebe recursos da Petrobras, reuniu várias apresentações de música e dança previstas para diferentes horários e locais da cidade, como a estação central do Metrô-DF.

À tarde, na Torre de TV, será encenada a peçaOs Dez Mandamentos da Capital, que retrata a saga de um grupo insatisfeito com o modelo de cidade. Às 17h, o Grupo de Pesquisa Cênica do Sesc-DF apresenta O Auto da Compadecida, em um espetáculo adaptado para apresentações ao ar livre, utilizando elementos da arte circense, da dança e da música. 

No gramado da Torre, às 18h30, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro relembrará trilhas sonoras de filmes e fará um espetáculo com participação do violonista Roberto Corrêa.

À noite, a Torre de TV será ocupada pelo Baile do Almeidinha, projeto de gafieira do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda, que terá participação das cantoras Ellen Oléria e Rosa Passos. Os brasilienses também podem visitar exposições montadas em diferentes pontos da cidade. 

Com fotografias, textos e croquis, elas remetem a importantes marcos da trajetória de 55 anos da capital. Entre os destaques, as exposições Brasília Através dos Tempos, dos Correios, e A volta de Brasília, a Cidade que Inventei, na Praça dos Três Poderes.

A partir das 17 horas, a estação central do metrô será transformada em Espaço da Dança, com apresentações de diversos estilos. No mesmo horário, no Salão Negro do Senado Federal, haverá um desfile com roupas usadas na inauguração de Brasília e nos eventos sociais da década de 1960. 

O espaço é o mesmo da exposição Memórias Femininas da Construção de Brasília, com acervo inédito de documentos, fotos e objetos pessoais de pioneiras que aceitaram o desafio de viver em uma cidade ainda em formação.

Como a festa foi organizada para atender todos os gostos, os eventos esportivos incluíram corrida de rua, maratona, natação, golfe, sinuca e regata. A 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua abriu o calendário de provas na cidade. A programação continua por toda semana.