ASSINE
search button

Anelis Assumpção lança álbum no Oi Futuro

Compartilhar

A cantora e compositora Anelis Assumpção (São Paulo) será a primeira artista a trazer o repertório do seu álbum mais recente, “Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários” (independente, 2014) para o Levada, que chega à quarta edição, com estreia nos dias 24 e 25 de abril, no Oi Futuro de Ipanema. A cada ano, o curador Jorge Lz e a equipe da Zucca Produções se surpreendem com tantas sonoridades que encontram pelo Brasil. O projeto, que a partir de agora se chama simplesmente Levada, tem sido um passaporte para a chegada desses talentos aqui na cidade, reconhecida vitrine artística da nação musicalíssima que nós somos. Em maio, já estão confirmados shows de: Caio Prado (Rio de Janeiro) nos dias 15 e 16; Bruno Capinan (Bahia) nos dias 22 e 23; e Raquel Coutinho (Minas Gerais) nos dias 29 e 30.

“Desde 2012, o Levada teve o cuidado de fazer um panorama do que rola de mais interessante no novo cenário musical brasileiro. Jogar luz nos novos e formar público são os principais objetivos do projeto. Nesta quarta edição a ideia é continuar desbravando as cinco regiões do país e trazer para o Rio de Janeiro 14 artistas de qualidade indiscutível para lançarem seus discos diante de uma plateia ávida por novidades”, diz Jorge Lz.

E por falar em novidade, lá vai a primeira: a implementação de um TweetChat, a ser realizado nas sextas-feiras, às 19h, com duração prevista de meia hora. A proposta é reunir o artista, sua produção e a equipe do Levada para pensar música, debatendo, com o público, as particularidades desse mercado independente. Como os artistas jovens lançam seus trabalhos? Usam as leis de incentivo? Têm empresas próprias? Como vivem de música nas suas cidades natais? Questões como essas estão na mira dos organizadores do Levada.

“Ao longo desses três anos, conhecemos mais de 50 artistas, de todas as partes do Brasil, com um perfil de carreira muito parecido. E sempre tivemos com eles essa conversa de como o músico, que não é celebridade, vive do seu trabalho hoje em dia - mesmo tendo uma boa estrada percorrida. O que queremos, nesta quarta edição do Levada, é tornar essas conversas uma forma dos artistas discutirem e pensarem suas carreiras. E também do público participar e entender tudo o que precisa acontecer para a música brasileira chegar ao palco e ao seu celular!”, avalia o produtor Julio Zucca.Os shows serão realizados às sextas-feiras e aos sábados, totalizando 28 apresentações entre abril e outubro. Anelis Assumpção está entusiasmada para (en)cantar a plateia carioca. “É a primeira vez que apresento o disco ‘Amigos Imaginários’ no Rio de Janeiro, e o convite pra que fosse no Levada me deixa agraciada, pois sei do carinho e respeito que o projeto tem com seus convidados”, disse a filha de Itamar Assumpção (1949-2003).

ANELIS ASSUMPÇÃO – 24 e 25 de abril

Segura, suave, forte, Anelis canta o amor, a individualidade, o tempo e os nós neste novíssimo “Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários”, seu segundo álbum, que traz 11 músicas e um poema falado. A voz contralto surpreende em agudos sutis, sussurros roucos e graves firmes. Impossível não ser seduzido pelo seu canto. Das canções, três são em parceria. “Devaneios” (com o baiano swingado Russo Passapusso) é uma música para dançar. Deixar-se levar pelo baixo, programações + Russo e Anelis. Nela, a filha de Itamar Assumpção, morador da Penha e criador de orquídeas, canta “na minha casa no cume da Lapa por entre as camélias” e você pode sentir sua origem. Um pouco no som e muito no jardim de Anelis.

“Declaração” reúne a cantora com Céu e Kiko Dinucci, que recita a letra e toca uma guitarra al dente. A música é a cara dos três, fala dos “impostos do coração” (no sentido de tributos) e é completada por Rodrigo Campos na guitarra e no coro. E por falar em entrosamento, o rock “Minutinho”, feito com o poeta Arruda e os irmãos Alzira E. e Jerry Espíndola, confirma a liga entre eles, que são parceiros frequentes (o primeiro disco de Anelis traz duas composições com os irmãos Espíndola).

As outras faixas são só de Anelis. Todas e inteiras. “Cê tá com tempo” abre o disco no atemporal e no meio dela Cris Scabello manda um riff de guitarra que te faz querer seguir em frente. Mais ainda. Em “Eu gosto assim” Anelis diz que “pra me sacar não tem segredo”. Balada com tempero latino e congas de Maurício Badé. “Mau Juízo” tem toques de dub classudo. O disco tem a força e a graça dos arranjos de metais feitos por Anelis, Zé Nigro e Edy Trombone. A balada roots “Inconcluso” é cantada deliciosamente em castellano y habla de um homem inacabado, em processo. Assim como todos os homens que existem dentro da gente. Em “Por que” Anelis bate no passado e no futuro e você acha que a música foi feita pra você. “Toc toc toc” traz a conclusão de que estaremos sempre no risco e na pista.

Em “Song to Rosa”, a cantora paulistana recebe as amigas Céu e Thalma de Freitas, companheiras do trio Negresko Sis. Juntas, tecem melodias que ficam no “repeat” da cabeça - a música recebeu o olhar da videoartista/cantautora Ava Rocha (que participou do Levada em 2014) e está disponível no Youtube no canal de Anelis. O disco termina com “Deuso Deusa”, ritualizando o fim e propondo um começo.  No Rio de Janeiro, “Anelis Assumpção e Os Amigos Imaginários” vai começar pelos shows no Levada!

Com produção coletiva da cantora mais Bruno Buarque, Cris Scabello, MAU e Zé Nigro, o show do disco “Anelis Assumpção e Os Amigos Imaginarios” aterrissa no Rio de Janeiro nos dias 24 e 25 de abril, dentro do LEVADA, festival de prestígio que já caiu no gosto do público. 

ANELIS ASSUMPÇÃO no LEVADA

Local: Oi Futuro Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 / 2º andar – Ipanema

Dias: 24 e 25 de abril, sexta e sábado, às 21h

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)