ASSINE
search button

Espaço Cultural Escola Sesc promove mostra de filmes sobre teoria queer

Filmes que abordam identidade de gênero e orientação sexual e debates com diretores e especialistas

Compartilhar

Propondo a discussão de temas como identidade de gênero e orientação sexual ainda no ambiente escolar, o Espaço Cultural Escola Sesc promove uma Mostra Queer, entre os dias 27 e 29 de abril. Com sessões gratuitas e sempre às 18h30, a iniciativa também contará com debates com convidados especiais, como os diretores Daniel Ribeiro (Hoje Eu Quero Voltar Sozinho) e Rodrigo Felha (Favela Gay) e Carlos Tufvesson, da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro (CEDS).  

A Mostra tem como objetivo ampliar as discussões sobre afetividades e identidades de gênero, oferecendo uma programação que associa a exibição de uma obra audiovisual e um debate sobre os temas relacionados à produção, com a presença de seus realizadores e convidados. O primeiro filme será o longa-metragem "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", no dia 27/04 (segunda) com presença do diretor do filme, Daniel Ribeiro, e do coordenador da CEDS, Carlos Tufvesson. 

No dia 28/04 (terça), a sessão será do documentário "Favela Gay", com debate com o diretor, Rodrigo Felha e do figurinista Samuel Abrantes, que lançará seu livro "Samile Cunha – Transconexões, Memórias e Heterodoxia". A última atração é o longa “Tomboy”, no dia 29/04 (quarta) que será comentado pela pesquisadora Carolina Correa Santos, que tem doutorado em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com estágio na Columbia University em Nova York. 

Seus estudos lidam com raça, gênero e subalternidade.  A teoria queer propõe explicitar e analisar processos através de uma perspectiva comprometida com os socialmente estigmatizados, priorizado a formação de identidades sociais normais ou "desviantes" e processos de formação de sujeitos do desejo classificados como legítimos e ilegítimos. Dessa forma, o projeto do Espaço Cultural Escola Sesc diferencia a teoria queer dos estudos gays e lésbicos, mantendo o foco na travestilidade, transexualidade e intersexualidade, mas também abordando culturas sexuais não-hegemônicas caracterizadas pela subversão das normas socialmente prescritas de comportamento sexual ou amoroso.

SERVIÇO – MOSTRA QUEER

Local: Espaço Cultural Escola Sesc

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá

Informações: (21) 3214-7404 

espacocultural.escolasesc.com.br / [email protected]

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Leonardo, um adolescente cego, busca a independência e descobre mais sobre sua sexualidade ao se apaixonar por um colega de classe. Baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho”.

Debate com o diretor do filme, Daniel Ribeiro, e Carlos Tufvesson, da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro (CEDS). Mediação do professor Rodrigo Peixoto.

Data: 27/04 | Horário: 18h30 | Local: Teatro | Duração: 2h20 | Classificação: 12 anos

Capacidade: 600 lugares

FAVELA GAY

O filme mostra como é a vida da comunidade LGBT nas favelas do Rio de Janeiro. Gays existem em todo lugar, seja no morro ou no asfalto, mas aqui o assunto é tratado com a participação de outros signos – o tráfico, as igrejas evangélicas e a vizinhança. O filme também aborda as questões comuns a homossexuais e transexuais: homofobia, preconceito, aceitação da família, trabalho e o dia a dia com a sociedade. Apesar das adversidades, cada personagem, inserido no cotidiano de sua comunidade, conta como reinventou sua história através da música, da dança, da política e do estudo.

Debate com o diretor do filme, Rodrigo Felha, e o figurinista Samuel Abrantes, que lançará seu livro “Samile Cunha – Transconexões, Memórias e Heterodoxia”. Mediado pela professora Renata Salomone.

Data: 28/04 | Horário: 18h30 | Local: Teatro | Duração: 1h55 | Classificação: 16 anos

Capacidade: 600 lugares

TOMBOY

Laure é uma garota de 10 anos que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. Sua família se mudou há pouco tempo e, por isso, não conhece os vizinhos. Um dia, Laure conhece Lisa (Jeanne Disson), que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.

Debate com Carolina Correa Santos, que tem doutorado em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, com estágio na Columbia University em Nova York. Seus estudos lidam com raça, gênero e subalternidade. Atualmente é professora de teoria literária, literatura comparada e filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Santa Úrsula. Mediação do professor Gustavo Gavião.

Data: 29/04 | Horário: 18h30 | Local: Teatro| Duração: 2h15 | Classificação: 16 anos

Capacidade: 600 lugares