ASSINE
search button

Rascunho de 'Cem Anos de Solidão' é achado no México

Obra foi localizada no 1º aniversário de morte de Gabriel Garcia Marques

Compartilhar

Há exatamente um ano da morte do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, foi revelado o paradeiro do único rascunho existente da primeira versão de seu sucesso "Cem Anos de Solidão".    

Foi achado no México, país onde o escritor morou em seus últimos anos de vida, os originais da primeira versão imprensa do romance que se passa na fictícia cidade de Macondo, baseada em seu município natal, Aracataca.    

O texto, que até então acreditava-se estar perdido, contém mais de 100 correções feitas a próprio punho por Gabo, como o escritor era conhecido por seus amigos.    O artefato havia sido presenteado ao diretor hispano-mexicano Luis Alcoriza, colaborador de Luiz Buñuel, e sua esposa Janet.    

O texto foi herdado, após a morte de Alcoriza, em 1992, pelo produtor Joaquín Delgado, que cuidou do casal em seus últimos anos de vida, e foi colocado a leilão em 2001 pela quantia de US$ 1 milhão.    

Não se sabe o motivo, mas nenhum lance chegou ao mínimo, nem mesmo do governo colombiano, que alegou "falta de fundos". No ano seguinte, outra tentativa de venda fracassou e o objeto permaneceu nas mãos do produtor.    

As provas "não estão perdidas, mas ninguém me procurou" para perguntar delas, disse Delgado em uma entrevista publicada hoje no jornal mexicano "Reforma".    

Com a saúde debilitada, Gabo faleceu em 17 de abril de 2014 na Cidade do México.