ASSINE
search button

Festival comemora 20 anos apresentando 109 documentários de 31 países

Compartilhar

Completando 20 anos, o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade começa no dia 9 de abril, em São Paulo, e no dia 10 de abril, no Rio de Janeiro, apresentando 109 filmes de 31 países, 16 deles inéditos.

Segundo Amir Labaki, fundador e diretor do festival, serão feitas neste ano três homenagens. “Há, na verdade, três efemérides a celebrar: os 80 anos de um dos maiores cineastas brasileiros, Vladimir Carvalho, o centenário de nascimento de um de nossos inspiradores, Orson Welles (1915-1985), e as duas décadas do festival”, disse ele.

Os 80 anos de Carvalho serão celebrados com a apresentação de quatro de seus principais longas e dois retratos biográficos dedicados a ele, entre eles o filme Conterrâneos Velhos de Guerra (1991), que conta histórias dos trabalhadores, de todas as partes do Brasil, que participaram da construção da nova capital, Brasília.

O centenário de Welles, por sua vez, será comemorado com a exibição de It’s All True – Baseado em Um Filme Inacabado de Orson Welles (1993), de Bill Krohn, Myron Meisel e Richard Wilson, um filme sobre o documentário interrompido rodado por Welles no Brasil em 1942, além da versão restaurada de Verdades e Mentiras (F for Fake, 1973), um ensaio sobre o verdadeiro e o falso, a autoria e a arte, desenvolvido a partir de um perfil do falsificador de pinturas do século 20 Elmyr de Hory (1905-1976).

Os 20 anos do festival serão comemorados especialmente com duas mesas-redondas, que vão discutir a produção documental do período, e uma retrospectiva de filmes chamada 20! Vinte aos Pares.

A sessão de abertura vai apresentar o filme Últimas Conversas, o último documentário dirigido por Eduardo Coutinho (1933-2014). Com cerca de uma hora e meia de duração, Coutinho dialoga com jovens estudantes cariocas. "Últimas Conversas não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida, mas é um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro”, disse o diretor.

O festival termina no dia 19 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas depois seguirá para Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio), Santos (7 a 10 de maio) e Brasília (27 de maio a 1º junho). A entrada é gratuita.