ASSINE
search button

Jolie revela que retirou ovários por medo de câncer

Atriz já havia retirado os seios pelo mesmo problema

Compartilhar

A atriz norte-americana Angelina Jolie, 39 anos, anunciou nesta terça-feira (24) que fez uma cirurgia preventiva para a retirada dos ovários e das trompas de Falópio por medo de desenvolver câncer. A operação ocorreu dois anos depois dela retirar os seios - em uma dupla mastectomia - pelo mesmo motivo.

    Segundo Jolie contou em um artigo no jornal "The New York Times", a decisão foi difícil e foi tomada após exames médicos revelarem uma "série de marcadores inflamatórios altos" que poderiam mostrar o início do desenvolvimento de um câncer.

    Jolie explicou que se submeteu a uma "salpingo-ooforectomia bilateral laparoscópica" e que seu corpo tinha "um pequeno tumor benigno em um ovário".

    A atriz disse que possui uma mutação no gene BRCA1 e que, por este motivo, tem 87% de chance de desenvolver um câncer de mama e 50% de ter a doença nos ovários. Ela ainda explicou que perdeu a mãe, a avó e uma tia para o câncer e que seus filhos agora poderão dizer que "a mamãe não morreu de câncer no ovário". Casada com o ator Brad Pitt, Jolie tem seis filhos - três biológicos e três adotados. Para a atriz, "não é fácil tomar uma decisão destas, mas é possível tomar o controle e enfrentar de peito aberto qualquer problema de saúde". (ANSA)