ASSINE
search button

Show na Quinta da Boa Vista exalta a carioquice e festeja os 450 anos do Rio

Compartilhar

Ícones da MPB embalaram mais de 50 mil pessoas, na noite deste sábado (28/02), ao som de músicas consagradas que cantam as belezas do Rio e o jeito de ser do carioca. O espetáculo ‘Rio 450 anos – O Show' abriu as comemorações do aniversário da cidade, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e uma queima de fogos encerrou – pontualmente à meia-noite – a festa em homenagem à carioquice ao ritmo de ‘Cidade Maravilhosa'.

"Estamos programando essa festa há seis meses, com cantores que sempre cantaram o Rio. Basta amar esta cidade para ser carioca! Vivemos um momento novo, afinal celebramos a Copa do Mundo de forma belíssima, a Região Portuária está em revitalização e as Olimpíadas chegando. O mais espetacular é o povo que faz essa cidade ser tão especial", disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O secretário municipal de Cultura e presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero, explicou a importância das comemorações dos 450 anos: "O prefeito Eduardo Paes sempre falava que as comemorações não eram da prefeitura nem do Comitê Rio 450, mas de todos os cariocas que fazem e constroem essa cidade no dia a dia. Um orgulho imenso para a gente ver que todos se mobilizaram e estão engajados".

Mestre de cerimônias do evento, a jornalista Fernanda Gentil, convidou o público a celebrar o orgulho de ser carioca e de fazer parte da história da cidade, antes de anunciar a primeira atração da noite: a Banda 450 Anos. Os músicos recordaram a bossa nova ao tocarem "Valsa de uma cidade", de autoria de Ismael Netto e Antônio Maria.

A estrela mato-grossense e carioca de coração, Vanessa da Mata, espantou a garoa que ameaçava a festa ao cantar ‘Samba do avião" e "Corcovado", clássicos do maestro e compositor Tom Jobim, a quem ela já dedicou um de seus álbuns. Na sequência, o sambista Diogo Nogueira levou o público feminino ao delírio com as canções "Copacabana", de Alberto Ribeiro e João de Barro, e "Ela é Carioca", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

"As praias, a coisa da boemia, sentar numa calçada, bater um papo, tomar uma cerveja gelada, tocar um samba, enfim, acho que é difícil encontrar em outro lugar", disse Diogo Nogueira ao definir a personalidade de quem mora no Rio.

O baiano Caetano Veloso - apaixonado confesso pelo Rio – embalou o público com "Garota de Ipanema", outra parceria de sucesso de Tom Jobim e Vinicius. Ao convidar Baby do Brasil ao palco, os dois fizeram a música "Menino do Rio" ser cantada por um coro de 50 mil vozes. Escrita por Caetano e imortalizada na voz de Baby nos anos 80, a canção descreve o jeito de ser do adolescente carioca.

Fernandinha Abreu manteve o astral do espetáculo com os seus hits "Garota Carioca Swing Sangue Bom" e "Rio 40 graus". A cantora brincou com a letra da música, ao inserir "Rio 50 graus", devido à sensação térmica deste verão. Marcelo D-2 entrou no palco ao som de "Rio Puro Suco", fechando sua participação ao lado de Arlindo Cruz com o samba "Na Veia".

A alegria continuou com Zeca Pagodinho, que reviveu o clássico de Zé Kéti - "Eu sou o samba". Simoninha substituiu o pagodeiro com "Balanço Zona Sul" e seu irmão, Max de Castro, cantou "Rio do meu amor", de Billy Blanco. Erasmo Carlos interpretou "Carango", sucesso na voz de Wilson Simonal, pai dos cantores que se apresentaram antes do Tremendão, que encerrou a apresentação com "Close", feita em parceria com Roberto Carlos.

Ao ser anunciada, a cantora Ana Carolina mostrou que era uma das atrações mais esperadas. Uma de suas fãs, a estudante Amanda Laport, 16 anos, viajou de ônibus com a mãe e uma amiga por hora e meia de Magé até a Central do Brasil, de onde pegou o trem até a estação de São Cristóvão. "Suportei o trânsito e peguei chuva por ela porque a amo, assim como amo o Rio. Cheguei às cinco da tarde para garantir meu lugarzinho perto do palco e fiz tudo isso feliz da vida", garantiu a fã de Ana Carolina, que cantou "Partido alto", de Chico Buarque.

Quem também veio de outra cidade foi a jornalista Geovana Martins, de 34 anos, que trocou Brasília pelo Rio há oito meses para morar na República Feminina de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade. Na companhia da amiga Rejane Oliveira, 27, o passeio até a Quinta da Boa Vista foi coroado com o show. "Sou apaixonada por essa cidade e, como estou desempregada, tenho que desfrutar da oportunidade de ver tantas feras da MPB juntas. Não me arrependo de ter deixado Brasília para trás".

Após cantar "Samba do carioca", de Carlinhos Lyra e Vinicius de Morais, Toni Garrido convidou o público a se abraçar ao soltar a voz em "Solteiro no Rio de Janeiro". A eterna integrante do Kid Abelha, Paula Toller, recordou "Coisas do Brasil", de Guilherme Arantes e Nelson Motta. A sequência mais dançante veio com Frejat, que fez o público pular e cantar ao som de "Do Leme ao Pontal", de Tim Maia.

Herbert Vinna, acompanhado de Bi Ribeiro e João Barone, manteve o ritmo com "Óculos", um dos primeiros sucessos do Paralamas do Sucesso. Jorge Ben Jor proporcionou o segundo grande coro da noite com "W.Brasil", de sua autoria, sempre saudando o eterno síndico Tim Maia.

O portelense Paulinho da Viola emocionou as pessoas com "Foi um Rio que passou em minha vida", enquanto Martinho da Vila exaltou o bairro de Noel com duas canções sobre Vila Isabel – "Palpite Infeliz" e "Feitiço da Vila". Outro cantor que exaltou a carioquice foi Gilberto Gil com "Aquele abraço", canção lançada em 1969, que menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras do cotidiano da Cidade Maravilhosa.

Arlindo Cruz voltou ao palco, acompanhado de seu filho, Neto, para arrancar aplausos com o refrão de "Meu lugar" que reverencia o bairro de Madureira. Neguinho da Beija-Flor esbanjou carioquice ao levantar a galera com "O campeão – Domingo eu vou ao Maracanã". Antes de encerrar, a mestre de cerimônias, Fernanda Gentil, comandou a contagem regressiva para saudar a queima de fogos em homenagem aos 450 anos do Rio. Um telão instalado no fundo do palco exibiu uma série de imagens da cidade durante o espetáculo, mostrando as belezas naturais e as pessoas que moram no Rio.