ASSINE
search button

'Biblioteca em Movimento' promove distribuição gratuita de livros para crianças

Compartilhar

Os fãs do Sítio do Pica-Pau Amarelo que estiverem no Rio de Janeiro poderão receber, das mãos da personagem Emília, exemplares gratuitos do livro "No reino do faz de conta". A ação faz parte do projeto "Biblioteca em Movimento", que acontece neste sábado (28), na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

O evento é gratuito, realizado pela editora Casa da Palavra e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelo o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca--Ipanema), por meio da Lei  Municipal de Incentivo à Cultura. Dividido em três datas, o projeto tem como objetivo fomentar o interesse dos pequenos pelos livros e pela cultura brasileira.

Duas tendas climatizadas, idealizadas pela cenógrafa Gabi Windmuller, serão montadas na Praça Nossa Senhora da Paz. A distribuição dos 500 livros começa às 16h. Voltado para as crianças de todas as idades, "No reino do faz de conta" traz ilustrações realizadas pela 2DLAB (mesma produtora responsável pela série animada da Rede Globo) e textos elaborados pelo escritor André Moura.

Em seguida haverá a oficina "O Corpo Que Brinca", do Grupo Milongas, formado por alunos de interpretação e direção da escola de Artes Cênicas da UNIRIO. Na atividade, as crianças aprenderão danças populares brasileiras, como o Coco de Roda e a Ciranda. Às 17h, o Grupo Milongas fará a leitura do livro "No reino do faz de conta".

A segunda edição do evento está prevista para 21 de março, às 16h, também na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Neste dia, as crianças poderão conferir a apresentação teatral inspirada no livro "Bibliotecas do mundo", da escritora Daniela Chindler, roteirizada em parceria com Augusto Pessôa. Com direção de Guilherme Miranda, o espetáculo leva ao palco a curiosa história de sete célebres bibliotecas espalhadas pelo mundo, como a folclórica colombiana Biblioburro (itinerante, transporta seus exemplares em dois burros, chamados de Alfa e Beto), passando por nossa Biblioteca Nacional até a icônica Biblioteca de Alexandria. Logo após o espetáculo, o Grupo Milongas apresenta uma oficina sobre a história dos sons.

No dia 18 de abril, o "Biblioteca em movimento" apresenta sua última ação. A partir das 16h, também na Praça Nossa Senhora da Paz, acontece o Show da Rádio Maluca - com o artista, cantor, compositor, "band leader" e radialista Zé Zuca; o cantor, músico e sonoplasta de palco, Mariano; e o músico, cantor e técnico de sonorização Rodrigo Ferreira.

O show abordará os temas do livro "Manual do defensor do planeta", de Rodrigo Medeiros e João Alegria. A obra busca conscientizar as crianças sobre o cuidado com o planeta. Depois do show, as crianças vão se divertir em uma oficina de criação de brinquedos e instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, com o Grupo Milongas. É uma atividade para estimular a criatividade, apresentando possibilidades de criação de novos objetos a partir de materiais reciclados.

 

SERVIÇO:

Biblioteca em Movimento - "No reino do faz de conta", Monteiro Lobato (adaptação de André Moura)

Data: 28/02/15 (sábado)

Hora: 16h

Local: Praça Nossa Senhora da Paz (entrada pela esquina das ruas Barão da Torre e Joana Angélica) - Ipanema

Biblioteca em Movimento - "Bibliotecas do mundo", Daniela Chindler

Data: 21/03/2015

Hora: 16h

Local: Praça Nossa Senhora da Paz (entrada pela esquina das ruas Barão da Torre e Joana Angélica) - Ipanema

Biblioteca em Movimento - "Manual do defensor do planeta", João Alegria e Rodrigo Medeiros

Data: 18/04/2015

Hora: 16h

Local: Praça Nossa Senhora da Paz (entrada pela esquina das ruas Barão da Torre e Joana Angélica) - Ipanema