ASSINE
search button

Encontro de músicos latinos radicados no Brasil abre inscrições

Compartilhar

A partir deste domingo (1º) estão abertas as inscrições para o 2º Encontro de Músicos Latino-Americanos (Enangra), que ocorrerá no município de Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, de 5 a 9 de agosto, com apoio da Fundação Cultural local. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro, na página do Grupo Amistad, promotor do encontro, na internet (www.grupoamistadangra.com).

O coordenador-geral do encontro e diretor do Grupo Amistad, Leandro Vieira, informou à Agência Brasil que serão disponibilizadas 25 vagas para músicos profissionais ou amadores interessados na cultura tradicional dos países da América Latina. Do total de vagas, dez serão destinadas a músicos que moram em outras cidades e 15 para músicos de Angra dos Reis.

Virão também músicos convidados para interagir com os participantes que forem selecionados pela Comissão Geral do Encontro. Entre eles, Vieira citou a cantora argentina Mariana Avena; a cantora regional brasileira Kátya Teixeira; e o cantor e queñista (flautista) espanhol Emílio de Angeles, fundador do grupo Tarancón. Todos os músicos convidados estão radicados no Brasil. O coordenador musical do Enangra será o baterista, percussionista e arranjador uruguaio Jonathan Andreoli.

Leandro Vieira salientou que essa é uma característica do encontro - ter todos os músicos radicados no país. “Você tem muitos músicos da América Latina morando no Brasil e fazendo sua arte de forma independente. Esse encontro, na verdade, é uma oportunidade de a gente fazer um intercâmbio, trazer todas essas pessoas que estão fazendo o seu trabalho para um local onde podem trocar experiências”.

Ele comentou que o município de Angra dos Reis tem tradição em música latino-americana desde a década de 1980. Portanto, “trazer esse pessoal para cá significa trazer a experiência deles para os músicos de Angra”, disse.

O 2º Encontro de Músicos Latino-Americanos de Angra dos Reis ocorrerá em centros culturais tradicionais da cidade, além de ocupar praças públicas e entidades filantrópicas do município. Durante o evento, haverá também oficinas de técnica instrumental e apresentações musicais gratuitas em espaços públicos da cidade, com o objetivo de “envolver a população no evento e divulgar o trabalho realizado durante o encontro”, destacou Leandro Vieira.