ASSINE
search button

Cais do Valongo é tema de livro, filme e exposição no MAR

Evento acontece no Museu dia 7 defevereiro de 2015 a partir das 15h30. 

Compartilhar

No, próximo sábado, dia 7 de fevereiro, no MAR, a partir das 15h30, será lançado o livro "Rodas dos Saberes do Cais do Valongo", editado pelo escritor e jornalista Délcio Teobaldo com fotografias de Maria Buzanovsky, que reúne 13 das palestras ocorridas com especialistas reconhecidos nas áreas de história, artes e cultura popular. A obra traz temas como a conjuntura histórica escravocrata e região do Valongo e a expressão e controle de culturas populares de resistência ontem e hoje.

Dentre os autores deste livro estão: Adriana Facina, Amir Haddad, Cláudio de Paula Honorato, Matthias Röhrig Assunção, Maurício Barros de Castro, MC Leonardo, Délcio Teobaldo, Carlo Alexandre Teixeira, Milton Guran e Luiz Antônio Simas (Veja currículos abaixo).

No mesmo dia será lançado o filme "Memórias do Cais do Valongo", que apresenta entrevistas com seis autores do livro Memórias do Cais do Valongo sob direção do cineasta Antônio Carlos Muricy e co-direção de Carlo Alexandre Teixeira. O filme enfatiza a memória e a história passada na região portuária que ficou conhecida no séc. XIX como "Pequena África", termo cunhado segundo consta, pelo sambista e pintor Heitor dos Prazeres.

Ainda haverá uma exposição fotográfica "Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade", promovendo o Patrimônio Imaterial da Humanidade, Rodas de Capoeira, sob a visão artística da premiada fotógrafa Maria Buzanovsky com quem haverá um diálogo sobre a mostra que fica em cartaz até 7 de março de 2015.

O que é Cais do Valongo

O Cais do Valongo, antigo porto do Rio de Janeiro que recebeu cerca de um milhão de escravos e que foi reconhecido UNESCO como patrimônio da diáspora africana é hoje, um Memorial da cidade, um Marco da historia que reafirma e valoriza a memória dos africanos escravizados no Brasil.

A UNESCO destacou o local como parte da chamada "Rota do Escravo", um projeto lançado pelo órgão para destacar o patrimônio material e imaterial relacionado ao tráfico de escravos no mundo.

SERVIÇO

Data: 7 de fevereiro de 2015

Local: MAR - Museu de Arte do Rio - Telefone 21- 3031-2741

Endereço: Praça Mauá, nº 5 - Centro

PROGRAMAÇÃO

15h30: Abertura

16h: Lançamento do livro Roda dos Saberes do Cais do Valongo

17h: Apresentação do projeto & Exibição do filme Memórias do Cais do Valongo

18h30: Exposição Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade - Conversa de galeria com a fotógrafa Maria Buzanovsky

19h30: Encerramento

Classificação Livre

Entrada Franca com distribuição de senhas 1 hora antes do início do evento