ASSINE
search button

Magistrados farão parte de documentário sobre história do Judiciário

Compartilhar

Em iniciativa que tem apoio da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o Salão do Júri do Palácio da Justiça é palco, desde o dia 12 de janeiro, das filmagens do documentário Justiça: Uma História, produção que pretende contar, em depoimentos e cenas dramatizadas, a história da Justiça no Brasil. Segundo seu produtor, diretor e roteirista, Vicentini Gomez, trata-se de um ‘docudrama’, pois o filme terá depoimentos contundentes, acrescidos de cenas que reconstituirão casos que ilustram como foi a aplicação da Justiça ao longo da história do País, desde o período colonial até a redemocratização, no final do século passado.

O roteiro, que teve assessoria do historiador Jonas Soares de Souza, conta com declarações de, aproximadamente, 70 historiadores, magistrados, jornalistas e artistas. Entre eles, o presidente da Corte paulista, José Renato Nalini, Iris Kantor, Marco Antonio Villa, Carlos Alberto Parente, Boris Fausto. O elenco que irá atuar na dramaturgia tem atores do calibre de Marcos Caruso e Rosi Campos, entre outros. O projeto do filme foi idealizado pelo desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira, em 2009, com participação da produtora Palha & Cia – Casa de Criação. A ideia inicial era fazer um filme sobre a história da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis). Contudo o projeto evoluiu e se decidiu contar a história do Judiciário.

Vicentini contou que o presidente Renato Nalini soube do projeto quando ainda era corregedor-geral da Justiça (2012/2013) e ficou encantado com ele. “Agora ele nos abriu as portas do Palácio da Justiça, propiciando um cenário lindo e magnífico para as filmagens dos depoimentos”, ressalta.

No dia 16 de janeiro o juiz da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, Jayme Walmer de Freitas, autor do livro Código de Processo Penal Comentado, participou das gravações. “Este documentário terá uma importância fantástica perante a população, pois, ao conhecer a história do Judiciário, a sociedade brasileira se sentirá orgulhosa da Justiça que tem”, afirmou, após prestar seu depoimento. No mesmo dia, Sérgio Jacomino, advogado, professor e oficial de cartório extrajudicial da Capital, também compareceu, para falar do período colonial. “A iniciativa de fazer um documentário sobre a história do Judiciário é importante, porque ele desempenha um papel importantíssimo na sociedade, especialmente nos dias de hoje”.

As filmagens e depoimentos continuarão no Salão do Júri até o dia 7 de fevereiro.