ASSINE
search button

Encontro de pontos de Cultura do Rio quer acelar implantação do Cultura Viva

Compartilhar

Representantes de 18 pontos de Cultura de 11 municípios fluminenses estão reunidos até amanhã (24) no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, região serrana do estado, para debater o trabalho que vêm sendo feito e acelerar o processo de implantação da Política Nacional de Cultura Viva. O encontro faz parte da agenda do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, que se reúne mensalmente, de forma itinerante, nas diversas regiões fluminenses.

Entidades sem fins lucrativos, que desenvolvem ações culturais continuadas em suas respectivas comunidades, os pontos de Cultura são os principais instrumentos de aplicação  da Política Nacional de Cultura Viva, instituída em julho do ano passado pela Lei 13.018, que tem como objetivo a ampliação do acesso da população brasileira à cultura, mediante o fortalecimento das ações de grupos já atuantes na comunidade.

O encontro em Lumiar ocorre nos dois pontos de Cultura da comunidade, a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense (Smel) e o Tesouros da Terra. Nesta sexta-feira, os participantes debateram, entre outros temas, a conjuntura nacional e estadual de políticas públicas de cultura e a metodologia dos pontões -   espaços culturais ou redes regionais e temáticas que articulam os pontos de Cultura.

“A Euterpe é uma instituição centenária, que data de 1891, e mantêm ao longo de todo esse tempo uma banda de música, com instrumentos de sopro. Por meio do Programa Pontos de Cultura, conseguimos revitalizar a banda, adquirindo novos instrumentos, e atualmente fazemos apresentações regulares na praça principal de Lumiar”, diz Sandra de Castro, coordenadora de projetos do Ponto de Cultura que abrigou os debates nesta sexta-feira. No encerramento dos trabalhos do primeiro dia do encontro, os participantes assistiram a uma apresentação da banda.

Neste sábado, é a vez dos Tesouros da Terra sediar o encontro,  que terá na agenda uma conversa, às 11h, com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes. “O Tesouros da Terra se dedica à identificação, valorização e registro do patrimônio imaterial da medicina popular, ervas e danças da região”, explica Maria Luiza Borba, coordenadora do Ponto de Cultura.

O estado do Rio de Janeiro tem atualmente 490 pontos e pontões de Cultura, espalhados por 67 municípios. A meta do Plano Nacional de Cultura é chegar a 1.248 pontos e pontões até 2020.