ASSINE
search button

"Imagens do Povo" inicia comemorações de seus 10 anos com exposição na Maré

Compartilhar

Há dez anos nascia na Maré, sob realização do Observatório de Favelas, o Programa Imagens do Povo. A partir da iniciativa de João Roberto Ripper, o projeto surgiu através da convergência dos desejos do fotodocumentarista e das diretrizes da instituição de formar fotógrafos moradores de espaços populares, aliando a técnica fotográfica à promoção dos direitos humanos e à democratização da comunicação. Em comemoração dos 10 anos do programa, será lançado no próximo dia 14, às 18h, no Galpão Bela Maré, o livro NÓS, junto a uma exposição que apresenta um recorte das imagens que compõem a publicação.

Para o idealizador e fotógrafo Ripper, o projeto é um aprendizado constante: "O Imagens do Povo é uma experiência onde se conhece histórias tão fantásticas que transformam criador, coordenadores , professores em alunos. O Imagens do Povo resgata dignidades com alegria. Somos convidados por esses fotógrafos a participarmos de  uma vida mais digna, mais fraterna, mais solidária, mais igual , mais bonita, mais feliz."

A exposição NÓS, sob a  curadoria de Rovena Rosa é um recorte de 50 imagens, escolhidas dentre as 112 que compõem o livro homônimo. .

O livro NÓS conta com a curadoria de Antônio Paiva, Dante Gastaldoni, Joana Mazza, João Roberto Ripper, Kita Pedroza, Rovena Rosa e Tatiana Altberg, e traz imagens produzidas durante os dez anos de existência do Imagens do Povo, abarcando as temáticas mais documentadas pelo programa durante esse período, todas ligadas à vida cotidiana nos espaços populares.

Criado pelo fotógrafo João Roberto Ripper, em 2004, como parte do programa sócio-pedagógico do Observatório de Favelas, o Imagens do Povo tem como principais projetos: a Agência Escola, a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens, o Curso de Formação em Educadores da Fotografia, as Oficinas de Fotografia Artesanal (pinhole) e a Galeria 535.

Durante estes dez anos, mais de duzentos fotógrafos formaram-se no programa, dentre os quais, setenta compõem a Agência Escola atualmente. As imagens produzidas pelos fotógrafos populares circulam em páginas, publicações e exposições em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Criar novas representações sobre os espaços populares contribuindo para desconstruir estigmas, é o seu objetivo central.

Serviço

NÓS

Abertura: 14 de janeiro de 2015, às 18h

Duração: 15 de janeiro a 28 de março

Visitação: Terça a sábado - de 11h às 17h

Entrada Gratuita

Local: Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré - Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil)

Informações: (21) 3105-1148