ASSINE
search button

Arcos da Lapa recebe sessão de cinema ao ar livre com projeto CineSolar

Compartilhar

Na próxima segunda-feira, dia 15, o Rio de Janeiro recebe uma sessão diferente de cinema. O CineSolar, primeiro cinema móvel do país movido a energia solar, realiza uma exibição ao ar livre, a partir das 19h, nos Arcos da Lapa, um dos cartões postais da capital carioca.

O público que passar pela região poderá assistir ao longa "Saneamento Básico - O Filme", de Jorge Furtado, e pré-estreia do curta "Contos Urbanos", de Tarsilla Alves e Fernando Mamari. Antes da exibição, acontecerá uma revoada de origamis de tsuru, que simboliza o desejo de saúde, felicidade e boa sorte, enquanto a harpista Alice Emery toca embaixo dos arcos. O pocket show da banda umporëmdois, que lança seu segundo álbum "Dentro", finaliza o evento.

Na estrada desde junho do ano passado, o CineSolar já atingiu um público de mais de 17 mil pessoas nas mais de 110 sessões realizadas, além de conseguir uma economia de energia elétrica maior que 280 mil watts, equivalente a quase 700 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

O CineSolar é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O veículo também é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ.

Em patrocínio com a Genzyme, empresa farmacêutica do grupo Sanofi, o CineSolar está com um circuito itinerante que levará sessões de cinema para vários estados brasileiros. Desde maio na estrada, o projeto já passou por Andradas (MG), Goiás Velho (GO), Brasília (DF), Tapejara (RS), Florianópolis (SC) e por alguns locais de São Paulo. Depois do Rio, a próxima parada do cinema móvel é no Festival Curta Brasília, evento que acontece na capital federal, nos dias 19 e 20 de dezembro.

Saiba mais sobre o CineSolar

A ideia do CineSolar nasceu em um encontro de cinemas itinerantes no México, em 2010. Foi lá que a idealizadora e coordenadora do CineSolar, Cynthia Alario, começou a tecer parcerias para desenvolver o protótipo no país. A versão brasileira ganhou o apoio inicial da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. O projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil.

Serviço

Sessão CINESOLAR - Arcos da Lapa

Data:?15 de dezembro de 2014

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Mais informações: www.cinesolar.com.br